2 Receitas de Bolo de Cenoura Sem Glúten e Sem Lactose

Não passe vontade e faça essas deliciosas receitas de bolo de cenoura sem glúten e lactose. Perfeitos para qualquer hora do dia.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Doces, Receitas Funcionais

ue boca não começa a salivar assim que o cérebro pensa em um bolo de cenoura bem fofinho e coberto por chocolate? Ele é simplesmente irresistível e, por isso, quem é intolerante ao glúten e à lactose não poderia ficar sem provar essa delícia dos deuses, não é mesmo? Felizmente, temos alguns ingredientes que podem substituir facilmente essas substâncias. E o melhor: mantêm o mesmo sabor e a mesma textura, ou os deixa até melhores! Sendo assim, anote essas 2 receitas de bolo de cenoura sem glúten e sem lactose no seu caderninho de receitas e divirta-se!

2-receitas-de-bolo-de-cenoura-sem-gluten-e-sem-lactose

Bolo de Cenoura Com Farinha de Arroz

Ingredientes da Massa:

  • 3 xícaras de chá de farinha de arroz
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 3 ovos inteiros
  • 3 cenouras médias sem cascas e cortadas em cubos
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:

Bata os ovos, o açúcar, as cenouras e o óleo no liquidificador. Em uma bacia com a mistura anterior, adicione aos poucos a farinha de arroz passada na peneira para não embolar e a pitada de sal. Misture levemente com uma colher de pau ou de silicone até formar uma massa homogênea. Deixe o forno pré-aquecendo a 180º enquanto unta uma forma média com óleo e farinha de arroz. Coloque-a no forno por aproximadamente meia hora ou até que o bolo esteja completamente assado (verifique com o teste do palito).

Ingredientes da Cobertura:

  • 2 colheres de sopa com chocolate em pó sem glúten e sem lactose
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de margarina sem leite
  • 2 colheres de sopa de água ou de leite sem lactose

Modo de Preparo:

Misturar todos os ingredientes em uma panela antiaderente e leve-a ao fogo, misturando bem até que fique cremoso. Espere uns 5 minutos para esfriar e jogue a mistura por cima do bolo quente.

Bolo de Cenoura Saudável

  • 3 ovos inteiros

    1 colher de chá de essência de baunilha

    2 cenouras médias raladas

    4 colheres de sopa de azeite extravirgem

    Meia xícara de chá de açúcar mascavo

    1 colher de sopa de chia ou de linhaça

    2 xícaras de chá de farinha de arroz

  • 2 colheres de sopa de água

    1 colher de sopa de fermento em pó

 Modo de Preparo:

Insira os ovos no liquidificador e bata-os bem e, em seguida, adicione um a um com o liquidificador ainda ligado a essência de baunilha, o azeite, a chia ou a linhaça e as cenouras raladas até formar uma massa homogênea. Depois, acrescente o açúcar passado na peneira e bata novamente e, vagarosamente, acrescente a farinha de arroz passada na peneira, a água e, por fim, o fermento, que deverá ser misturado com delicadeza com o auxílio de uma colher para que o bolo cresça fofinho. Enquanto o forno pré-aquece a 220°, unte uma forma média e, em seguida, coloque-a no forno com a massa para assar por mais ou menos 25 minutos ou até que passe no teste do palito.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios