2 Receitas de Bolo de Chocolate sem Glúten e Sem Lactose

Não passe mais vontade! Essas receitas de bolo de chocolate sem glúten e sem lactose são tão ou mais gostosos que os costumeiros.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Doces, Receitas Funcionais

Atualmente, muitas pessoas têm se descoberto alérgicas ou intolerantes ao glúten e à lactose, nutrientes bastante presentes na nossa alimentação. Dessa forma, é preciso encontrar substitutos mais saudáveis e que mantenham o mesmo sabor das receitas originais. Se você sofre com esse problema e ama um bolinho, veja aqui 2 receitas de bolo de chocolate sem glúten e sem lactose:

2-receitas-de-bolo-de-chocolate-sem-gluten-e-sem-lactose

Fofinho

Esse bolo, além de delicioso, é simplesmente fofíssimo. Imagine passar a faca nesse bolo…

Ingredientes:

  • 3 ovos
    2 xícaras de chá de açúcar cristal
    2 colheres de sopa de margarina sem leite
    1 xícara de chá de farinha de soja ou de farinha de arroz ou de fécula de batata
    1 xícara de chá de farinha de arroz
    1 xícara de chá de chocolate em pó
    2 xícaras de leite vegetal: soja, coco, arroz água ou suco de laranja
    1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:

Deixe o forno pré-aquecendo a 180°C enquanto prepara a massa. Bata o açúcar, os ovos e a margarina no liquidificador e, aos poucos, vá adicionando o leite e o chocolate em pó. Por último, jogue o fermento e misture com cuidado, sem bater muito forte. Unte uma forma e coloque a mistura, deixando-a no forno por aproximadamente 30 minutos ou até que fique sequinha.

Cobertura

E nada como um bolo de chocolate com cobertura, não é mesmo? Então, vamos para a receita dela: Em uma panela, coloque ¾ de xícara de chá de leite vegetal, 1 colher de sopa rasa de margarina sem leite, 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de chocolate em pó. Leve-a ao fogo e vá misturando com uma colher de pau até que ferva e se transforme em uma calda. Finalmente, jogue-a sobre o bolo.

Bolo Saudável

Ingredientes:

3 claras batidas em neve
Meia xícara de chá de óleo
Meia xícara de chá de leite sem lactose
Meia xícara de chá de achocolatado sem glúten
Meia xícara de chá de açúcar
Meia xícara de chá de açúcar mascavo
1 xícara e meia de farinha sem glúten
1 colher de sopa de fermento

Modo de Preparo:

Com uma batedeira, bata as gemas e, aos poucos, junte o açúcar e o óleo até formar um creme. Adicione o leite e vá alternando com a farinha e o chocolate. Coloque o fermento e bata rapidamente. Então, desligue a batedeira e insira vagarosamente as claras em neve. Unte uma forma, despeje a massa e insira-a no forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos.

Cobertura

Em um refratário de vidro, coloque 180 gramas de chocolate sem lactose e sem glúten e 1 vidro de leite de coco. Coloque-o no forno microondas fechado até que o cholocate derreta. Misture bem e cubra o bolo já frio com essa deliciosa cobertura.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios