2 Receitas de Hambúrguer Funcional

Nada como um lanchinho bem funcional e gostoso no final da tarde, não é mesmo? Prove esses deliciosos hambúrgueres funcionais!

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Lanches, Receitas Funcionais

Às vezes dá aquela vontade louca de comer um super lanche, não é mesmo? No entanto, o seu sentimento de culpa se torna tão grande que você desiste na esquina da lanchonete! Mas quem disse que se você optar por uma dieta funcional terá que abandonar todos os prazeres da vida? Claro que não, afinal, alimentação funcional não significa sacrifícios, mas sim, saúde. Portanto, postamos 2 receitas super rápidas e fáceis de hamburguer para que você possa se deliciar com um enorme lanche. Ambos são feitos com carnes magras e com ingredientes completamente funcionais. Então, veja abaixo 2 receitas de hamburguer funcional:

2-receitas-de-hamburguer-funcional

Hamburguer de Carne

Essa receita rende 4 hambúrgueres bem grandes. Por isso, divirta-se e delicie-se com a sua família!

Ingredientes:

  •  400 grams de carne magra moída, como patinho ou alcatra
  • 1/4 de xícara de chá de salsinha picada
  • Meia cebola cortada em cubinhos
  • 1 clara de ovo
  • 1 colher de sopa de semente de chia
  • 1 colher de sobremesa de farinha de linhaça ou de quinoa em flocos
  • pimenta do reino e sal a gosto

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes em uma tigela funda. Se preferir, use as mãos para sentir melhor a massa para que fique bem homogênea. Reparta a massa em 4 partes e molde-as em formato de hamburguer. Em uma frigideira, coloque algumas gotas de óleo e espere esquentar. Então, basta fritar os hamburgueres e se deliciar!

2-receitas-de-hamburguer-funcional1

Hamburguer de Frango

E para você que prefere frango a boi, aqui vai uma receitinha super prática de hamburguer de frango. Ela também rende 4 unidades bem servidas.

Ingredientes:

  • 400 gramas de peito de frango moído
    1 clara de ovo
  • Meia cebola cortada em cubinhos
  • 1 colher de sobremesa de farinha de linhaça ou de quinoa em flocos
  • 1 colher de sopa de sementes de chia
  • 1/4 de xícara de chá de salsa picada
  • Uma pitada de sal
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Misture bem todos os ingredientes em uma bacia funda e, em seguida, tempere a massa com sal e pimenta do reino. Reparta em 4 partes iguais e molde-as em formato hambúrguer. Frite os hambúrgueres com azeite de oliva, dourando ambos os lados.

Montando os Lanches

Para que o seu lanche seja completamente funcional, seguem as dicas de acompanhamentos também funcionais: pão para hambúrguer funcional, cream cheese light, tomate e alface.

Passe o cream cheese em uma das metades de cada pão, coloque o hambúrguer, 2 folhas de alface e uma rodela de tomate. Agora, basta fechar os olhos ao dar a primeira mordida!

Receitas em vídeo

Por Quê Essas Receitas São Funcionais?

Os ingredientes com maiores poderes funcionais são a chia e a linhaça. A primeira é rica em ômega-3, fibras, magnésio, cálcio, proteínas e potássio, que ajudam a controlar o colesterol, a saciedade, o trânsito intestinal, a glicemia e ainda previnem o envelhecimento precoce, aumentam a imunidade e contribuem para a formação dos ossos fortes.

Por outro lado, a linhaça contém fibras solúveis, lignanas e ômega-3 que, juntos, promovem a redução de gorduras, colesterol ruim, açúcares, doenças cardíacas, inflamações e até do câncer. Portanto, essas semente não podem faltar em sua vida!

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios