3 Receitas Caseiras de Leites Funcionais

Essas 3 receitas são muito fáceis e práticas de serem feitas e a sua saúde e a de sua família agradecerá bastante pela sua escolha.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Bebidas, Receitas Funcionais

Que o leite de vaca em excesso faz mal, todo mundo sabe, pois nenhum animal continua bebendo leite após o desmame, a não ser, claro, o homem. Por isso, muitas pessoas, às vezes sem o saberem, sofrem de intolerância a lactose. Além do fator saúde, beber leite animal traz prejuízos aos próprios animais, sejam os bezerros que têm menos leite disponível e para as mães, que têm seus filhos retirados de si. Desse modo, a melhor solução é partir para os leites funcionais produzidos naturalmente com ingredientes que ajudam o seu organismo a funcionar melhor sem prejudicar ninguém, além de serem super fáceis e práticos de serem feitos. Sendo assim, veja 3 receitas caseiras de leites funcionais e adote-as para a sua vida e a de sua família:

3-receitas-caseiras-de-leites-funcionais1

Leite De Amêndoa

Como toda boa oleaginosa, a amêndoa é considerada um super alimento, sendo ótima fonte de proteínas, fibras, minerais, vitaminas e gorduras. Além disso, você a encontra o ano todo em lojas de produtos naturais ou em supermercados. E a sua saúde agradece, pois ela reduz as taxas do colesterol ruim (LDL) e mantém as de colesterol bom (HDL), o que ajuda, e muito, o coração. Seus antioxidantes previnem o aparecimento de células cancerígenas e ainda auxilia na recuperação das já prejudicadas e o seu cálcio, fósforo e magnésio previnem a osteoporose. Como protegem o cérebro contra os radicais livres, melhora a memória e a inteligência e ainda reduz drasticamente o risco de diabetes tipo 2. E a sua beleza torna-se ainda mais bela por causa da pele rejuvenescida e a queda do ponteiro da balança. Então, vamos ao que interessa: leite de amêndoa:

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de amêndoas sem sal e cruas
  • 4 xícaras de chá de água

Modo de Preparo:

Deixe as amêndoas preparadas, lavando-as em água corrente e deixando-as de molho em água pura de 8 a 12 horas. Ao passar esse tempo, escorra a água e coloque as amêndoas no liquidificador juntamente com as 4 xícaras de água, batendo bem até formar um líquido branco. Então, coe em um voal ou em um pano fino, insira em uma jarra de vidro e use o leite de amêndoas em até 3 dias.

3-receitas-caseiras-de-leites-funcionais.

Leite De Coco

O coco é uma das frutas mais saudáveis do mundo vegetal, pois suas gorduras, apesar de saturadas, têm efeito terapêutico em casos de Mal de Alzheimer ou epilepsia. Seu óleo ajuda no emagrecimento e no ganho de energia e vitalidade e o ácido láurico de sua composição é antimicrobiano. Assim, vamos ao leite de coco:

Ingredientes:

  • 1 copo de 300 ml de polpa de coco retirada na hora
  • 5 copos de 300 ml cada de água quente

Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador até formar um creme branco e passe pelo voal ou por um pano bem fino e limpo.

Leite de Aveia

A aveia é comprovadamente um dos grãos mais saudáveis e baratos da natureza: faz bem para o coração, ajuda a manter os níveis de glicose dos diabéticos, previne o câncer, reduz os riscos de asma e é um ótimo digestivo, o que ajuda a emagrecer e a manter a pele mais bonita e viçosa. Com tudo isso, vamos à receita do leite de aveia:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de aveia flocada
  • 3 xícaras de chá de água
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Coloque a aveia de molho em água por aproximadamente 1 hora. Após esse tempo, retire toda a água e insira a aveia com a água e o extrato de baunilha no liquidificador, batendo tudo muito bem. Então, coe em um pano fino ou no voal e está pronto o seu delicioso e saudável leite de aveia.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios