3 Receitas de Chips Doces Saudáveis

Com ingredientes simples, é possível fazer deliciosos chips doces e saudáveis para toda a família.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Petiscos, Receitas Funcionais

Bateu aquela vontade louca de comer um docinho no meio do dia? Aí você pensa: além do açúcar acabar com a minha dieta, vai fazer mal para a minha saúde. No entanto, nem tudo que é doce engorda ou prejudica o organismo. Se os alimentos forem bem escolhidos e a sua forma de preparo for saudável, pode comê-los sem medo! Por isso, aprenda a fazer 4 receitas de chips doces saudáveis e, além de tudo, deliciosamente crocantes:

3-Receitas-de-Chips-Doces-Saudáveis

Chips de Cenoura e Canela Ao Molho de Iogurte e Mel

A cenoura, muito benéfica para a visão e para a pele, já possui sabor naturalmente adocicado que sacia a sua vontade por doces. Por outro lado, a canela ajuda a acelerar o metabolismo. Por sua vez, o mel é um doce natural que previne e trata os resfriados e o iogurte ajuda os ossos. Desse modo, esse é um chips que, além de super gostoso, é muito nutritivo.

Ingredientes:

  • 3 cenouras grandes
  • Canela a gosto
  • 300 ml de iogurte natural
  • 3 colheres de sopa de mel
  • Azeite de Oliva

Modo de Preparo:

Lave bem as cenouras e, com o descascador, retire as cascas e corte as cenouras em lâminas, no sentido vertical. Disponha-as em uma forma grande lado a lado e salpique-as com a canela e regue-as com um pouco de azeite. Pré-aqueça o forno a 180ºC por 5 minutos e insira a forma, deixando-a por aproximadamente 10 minutos ou até que a cenoura fique crocante e dourada. Enquanto isso, misture o iogurte ao mel, fazendo um tipo de patê para molhar as lâminas de cenoura. Deliciosamente saudável.

Chips Doce de Banana

A banana possui inúmeros benefícios para a saúde: faz o intestino funcionar melhor, diminui a pressão arterial, fortalece os ossos e ainda combate o estresse e a depressão. Doce ou salgada, está presente em vários pratos brasileiros e internacionais, inclusive em chips crocantes. Aqui, você aprenderá a fazer um chips doce de banana da terra:

Ingredientes:

  • 4 bananas da terra verdes
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • Meia colher de chá de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • Meia colher de chá de canela ou páprica doce

Modo de Preparo:

Descasque as bananas e corte-as em lâminas no sentido vertical com a ajuda de um descascador de legumes. Unte uma forma com a manteiga e distribua as lâminas uma ao lado da outra. Para que não escureçam, coloque o suco de limão. Pré-aqueça o forno por 5 minutos em temperatura baixa e, ao colocar a forma, deixe-a por aproximadamente 1 hora a 80ºC ou até que fique crocante. Misture a canela ao açúcar e salpique sobre a banana. Retire do forne, espere esfriar e bom apetite!

 

Chips de Pêssego

Com sabor delicioso, o pêssego ajuda a visão, protege o organismo contra as toxinas, combate o câncer, melhora a saúde do coração, limpa os rins, previne o envelhecimento precoce da pele e é um ótimo antioxidante, ou seja, combate os radicais livres. Agora, imagine como fica o chips de pêssego!

Ingredientes:

  • 750 gramas de pêssegos um pouco verdes
  • Meia xícara de chá de suco de limão

Modo de Preparo:

Misture o suco de limão a 4 xícaras de chá de água. Lave bem os pêssegos e fatie-os em lascas finas, deixando-as de molho na mistura da água com suco de limão por 10 minutos. Durante esse tempo, unte uma assadeira com o óleo. Então, seque bem as fatias que estavam na água e as organize uma ao lado da outra na assadeira. Pré-aqueça o forno por 5 minutos a 200ºC e insira a assadeira, deixando-a por cerca de 3 horas em fogo brando (180ºC) ou até que fiquem bem sequinhas.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios