3 Receitas de Chips Saudáveis

Fáceis de fazer, saborosos e saudáveis, esses chips acompanham todos os momentos bons da vida.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Petiscos, Receitas Funcionais

Assistir um filme com a galera, um bom jogo de baralho ou uma simples roda de conversa realmente pedem um bom petisco, e melhor ainda se for um chips crocante e saboroso. Porém, nem sempre o chips tem que ser cheio de óleo e sal. Com legumes do seu dia a dia, é possível fazer deliciosas receitas que agradarão a todos os seus amigos e familiares. Portanto, veja 3 receitas de chips saudáveis que, acima de tudo, te ajudarão a prevenir e a combater doenças.

Chips de Batata Doce

3-Receitas-de-Chips-Saudáveis1

A batata doce é o legume da vez, e não é por acaso: enquanto os seus carboidratos fornecem energia para enfrentar o dia ou para fazer alguma atividade física, seus índices glicêmicos são baixíssimos, o que significa que ajuda a controlar o diabetes e não engorda tanto. Por outro lado, sua boa quantidade de fibras a torna um alimento que fortalece o sistema imunológico e reduz o apetite e a sua vitamina A contribui para a prevenção do envelhecimento precoce da pele. Ufa! Com tantos benefícios, basta aprender a fazer o chips de batata doce:

Ingredientes:

  • 6 batatas doce com casca bem lavadas;
  • Azeite de olive
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Para ter as lâminas da batata doce bem finas, use o descascador de legumes facilmente encontrado em lojas de utensílios domésticos. Com isso, ficam com uma largura uniforme e é mais fácil de fazê-las. Senão, use a faca mesmo. Distribua as lâminas sobre uma forma de bolo grande, separando-as o máximo que puder. Jogue o sal e a pimenta do reino e regue tudo com o azeite. Pré-aqueça o forno por 5 minutos a 200ºC e insira a forma, deixando-a assar por aproximadamente 40 minutos. Em seguida, vire as lâminas e deixe mais um pouco no forno, até que fiquem bem coradas e crocantes. Agora, é só se servir e se deliciar!

Chips de Banana da Terra

A banana da terra é uma das vedetes quando o assunto é malhação. Rica em vitaminas A, B e C além de magnésio, manganês, ferro, potássio, zinco e fluoreto, essa fruta ajuda o sistema digestório a funcionar melhor, faz bem para os ossos, a pele e a visão e previne a anemia. Portanto, nada como consumi-la em forma de chips.

3-Receitas-de-Chips-SaudáveisIngredientes:

  • 2 bananas da terra verdes
  • Mistura de pimentas moídas na hora
  • Sal orgânico
  • Óleo de Coco

Modo de Preparo:

Descasque as bananas e corte-as em lâminas no sentido vertical. Para tanto, você pode usar um ralador ou um descascador de legumes. Unte uma forma com o óleo de coco, que é mais saudável, mas se não tiver, pode ser o azeite de oliva. Então, adicione as lâminas das bananas e jogue um pouco de sal com a mistura de pimentas. Pré-aqueça o forno por 5 minutos a 200ºC e insira a forma com as lâminas, deixando-as por cerca de 20 minutos ou até que fiquem douradas e crocantes. Também podem ser consumidas com o seu sabor natural, que também é delicioso!

Chips de Abobrinha

Além de ser deliciosa, a abobrinha possui inúmeros benefícios para a saúde: melhora o trânsito intestinal, reduz o colesterol, previne o câncer, é anti-inflamatória, abaixa a pressão arterial e aumenta a cicatrização. Sendo assim, vamos à receita do chips de abobrinha:

Ingredientes:

  • 1 abobrinha grande
  • Páprica doce em pó
  • Curry em pó
  • Sal

Modo de Preparo:

Jogue as pontas da abobrinha no lixo e fatie-a em lâminas bem finas com a ajuda de um ralador ou de um descascador de legumes. Forre uma forma com papel toalha e disponha as lâminas lado a lado. Coloque sal a gosto e deixe descansar por cerca de 30 minutos para que solte bastante água.

Depois, coloque papel toalha por cima para secar e mude as lâminas para uma forma anti aderente. Pré aqueça o forno a 180ºC por 5 minutos e insira a forma, deixando-a por aproximadamente 15 minutos ou até que fique bem douradinha e crocante. Retire do forno e salpique a páprica, o curry e o sal. Se quiser, pode esperar esfriar e guardar as lâminas em potinhos para mantê-las crocantes.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios