4 Alternativas de Macarrão Saudáveis

Há 4 alternativas deliciosas de macarrão que podem substituir muito bem o tradicional, mas com muito mais saúde para você e sua família.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Dicas

O macarrão está no dia a dia das casas dos brasileiros, tanto pelo seu sabor quanto pela sua praticidade em ser preparado. Além disso, não há quem não goste de um bom macarrão, não é mesmo? Entretanto, nosso macarrão tradicional, feito de farinha de trigo, ovo e sal não é tão saudável, especialmente para quem está de dieta ou tem alergia a glúten. Se você está em uma dessas situações ou simplesmente pretende adotar uma alimentação mais funcional para o seu organismo, conheça as 4 alternativas de macarrão saudáveis e adote-as para as refeições em família.

4-alternativas-de-macarrao-saudaveis1

Macarrão de Arroz

Também conhecido como bifum ou mifum, o macarrão de arroz é bastante comum na cozinha oriental, principalmente na chinesa. Muito nutritivo, é livre de sódio, glúten e de gorduras saturadas. E ainda possui pequena absorção de gordura e baixo índice glicêmico. Embora sua massa seja bem leve, causa saciedade. O seu preparo é um pouco diferente do macarrão tradicional: por ser muito fino, não deve ser inserido na panela com água fervente. Pelo contrário, coloque-o em um recipiente e jogue água quente sobre ele que, em poucos minutos, amolece. Então, é só escolher o molho de sua preferência, saudável, de preferência. Gelado também é muito gostoso, especialmente se você fizer um molho agridoce com cenoura e pepino ralado e jogar um pouco de gergelim sobre ele.

4-alternativas-de-macarrao-saudaveis

Macarrão de Milho

Esta é a opção mais parecida com o macarrão tradicional, porém, sua massa é mais amarelada. Como o milho não contém glúten, essa é uma ótima escolha na hora de fazer aquela super macarronada. No entanto, só tenha cuidado para não engordar demais o molho, ou de nada adiantará você ter uma massa mais leve se o molho é cheio de gorduras e sódio. Aliás, a farinha de milho possui baixas quantidades de gorduras totais e trans, que é responsável por aumentar a taxa de colesterol ruim, que leva a problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

Macarrão de Quinoa e Amaranto

A quinoa tem se destacado como um super grão porque contém inúmeros benefícios à nossa saúde como melhora do sistema imunológico, prevenção de doenças cardiovasculares, retardo do envelhecimento, reparo e proteção do DNA, alívio da pressão alta, melhor acuidade visual, proteção contra o Mal de Alzheimer, a osteoporose, o diabetes de tipo II e a enxaqueca. Por outro lado, o amaranto é amigo do coração, ajuda no tratamento do câncer, reduz o inchaço, auxilia na redução do peso e ajuda no ganho de massa muscular. Com todos esses benefícios, vale a pena adotar o macarrão de quinoa e amaranto que, apesar de demorar um pouquinho mais para ser cozido, é uma delícia!

Macarrão Konjac

Esse macarrão é muito comum no Japão e possui um cheiro forte e uma textura gelatinosa. Entretanto, o seu sabor é bem gostoso. Composto pela fibra solúvel conhecida como glucomanan, o macarrão konjac não tem glúten e apenas 10 calorias a cada 115 gramas. Por causar a sensação de saciedade com pouca quantidade, ele é muito utilizado em dietas para perda de peso, e vem tendo bastante sucesso. Além disso, controla o açúcar sanguíneo e reduz as taxas de colesterol e de triglicerídeos. Talvez você o estranhe no início, mas com o tempo, passa a se acostumar com a textura e o sabor.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios