4 Cafés da Manhã Funcionais

Comece bem o dia com um delicioso e saudável café da manhã funcional, que te dará energia e disposição pelo resto do dia.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

Para enfrentar um longo dia de trabalho, malhação e estudos, nada melhor que começar o dia com um belo e gostoso café da manhã para prover toda a energia necessária para realizar tais tarefas. No entanto, para que ele tenha essas qualidades, não precisa ser gordo ou indigesto. Muito pelo contrário, nesse post daremos ótimas idéias de cafés da manhã funcionais que ajudarão o seu organismo a funcionar melhor para te dar mais saúde, disposição e, de quebra, ajudar com o regime. 

4-cafes-da-manha-funcionais1

Salada de Frutas e Ovo Mexido

Para fazer essa salada, você poderá usar laranja, mamão, melão, uvas, morangos, melancia, maçã, banana ou o que houver na sua fruteira. O importante é que ela fique bem colorida e refrescante, principalmente nesses dias de calor intenso. Com isso, além de hidratarem, aumentarão a sua energia e os seus nutrientes. Para melhorar, acrescente 2 colheres de sopa de granola sem açúcar e 1 colher de sopa de sementes de linhaça para ajudar na digestão.

Após ingerir essa cumbuca de salada de frutas, coma um ovo mexido com pouquíssimo sal. Se preferir, coloque orégano, cebola ou manjericão para temperá-lo. Por ser uma ótima fonte de proteínas, sacia a fome e ainda contém o aminoácido denominado colina, que faz muito bem para a visão.

Tapioca Com Farinha de Linhaça ou Chia

A chia e a linhaça são excelentes grãos, pois oferecem fibras e vitaminas que limpam o organismo, favorecendo o bom funcionamento dos intestinos e a saúde em geral. E nada melhor que aliá-los à tapioca, produzida a partir da mandioca. É uma farinha com a qual podemos fazer uma deliciosa tapioca e o melhor é que contém poucas calorias, ao contrário da farinha branca. Os grãos reduzirão o índice glicêmico da tapioca e, juntos, acelerarão o metabolismo.

Para fazer esse prato para o desjejum, adicione 2 colheres de sopa cheias de tapioca e 1 colher de sobremesa rasa de linhaça ou chia em uma frigideira. Assim que a massa se soltar, vire-a do outro lado para que fique firme. Então, você poderá recheá-la com queijo branco e tomate, banana e canela ou mussarela de búfala com tomate e orégano.

Para beber, invista nos sucos naturais de morango, amora ou mirtilo com água ou leite desnatado, porque essas frutas são poderosas antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce.

4-cafes-da-manha-funcionais

Pão Integral e Mamão

Nada de farinha branca, somente a integral, pois essa mantém o bom funcionamento do metabolismo, sendo fonte de fibras e minerais como o zinco e o magnésio, importantes para a boa saúde. O pão integral pode ser acompanhado de ricota com azeite e orégano, patê de atum com maionese light ou queijo branco com uma fatia de peito de peru.

Como sobremesa, coma uma metade de mamão papaia, que é fonte de vitamina A, importante para a visão e auxilia na digestão. Para ficar ainda mais funcional, acrescente uma colher de sobremesa de farinha de chia.

Shake Energético e Torradas Integrais

Para começar bem o dia, nada como um shake energético preparado com ¾ de xícara de chá de frutas vermelhas (amora, mirtilo e morango), suco de 1 laranja, 1 garrafa de iogurte natural desnatado e 1 colher de sopa de farelo de aveia batidos no liquidificador. Beba o shake acompanhado por 3 torradas integrais com requeijão light e o seu dia ficará muito mais gostoso.  

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios