4 Receitas de Brigadeiro Funcional

Delicie-se com essas receitas de brigadeiro funcional e seja feliz e saudável!

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Doces, Receitas Funcionais

Quem acha que para fazer uma dieta funcional é necessário se ver livre de vez de um dos doces mais saborosos do Brasil, o brigadeiro, está muito enganado! É possível fazer brigadeiros deliciosos com alimentos saudáveis e funcionais. Deu água na boca? Então apenda a fazer 4 receitas de brigadeiro funcional e mate a sua vontade!

4-receitas-de-brigadeiro-funcional

Brigadeiro de Biomassa de Banana Verde

Para fazer essa receita, você terá que preparar 100 gramas de biomassa de banana verde:

Com uma esponja e um pouco de detergente, lave bem as cascas de 4 bananas verdes. Corte as pontas das frutas sem que a polpa apareça e, depois, coloque na panela de pressão com água encobrindo as bananas. Ligue o fogo e feche a panela e, assim que começar a pegar pressão, conte 10 minutos. Abra a panela e retire as cascas, levando as bananas ao processador até que se tornem uma massa homogênea. Caso fique muito seca, adicione água, mas não a usada para cozinhar as bananas.

Agora sim, vamos à receita do brigadeiro:

Ingredientes:

  • 100 gramas de biomassa de banana verde;
  • 100 gramas de chocolate diet picado;
  • 150 gramas de chocolate diet ralado para ser usado como granulado;
  • 1 lata de leite condensado diet;
  • 80 gramas de cacau em pó.

Como Fazer

Misture bem todos os ingredientes em uma panela, com exceção do chocolate picado. Em fogo baixo, vá misturando a massa até que se torne homogênea, na textura desejada. Então, espere esfriar um pouco e é só enrolar as bolinhas para passá-las no granulado.

4-receitas-de-brigadeiro-funcional1

Brigadeiro de Batata Doce

A batata doce é um dos alimentos mais nutritivos e funcionais fornecidos pela natureza e o seu sabor adocicado torna qualquer receita maravilhosa!

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de chocolate 70% de cacau ralado;
  • 1 colher de sopa de farinha de arroz;
  • 1 xícara de chá de leite de amêndoas;
  • 1 xícara de chá de batata doce cozida e amassada.

Como Fazer

Misture bem a farinha de arroz, o chocolate e o leite e, em seguida, acenda o fogo baixo até formar uma massa homogênea e que desgrude do fundo da panela. Leve a mistura à geladeira por 1 hora e, em seguida, com as mãos úmidas, faça as bolinhas. Então, passe-as em raspas de chocolate amargo ou amaranto granulado.

Brigadeiro de Leite de Coco

Ingredientes:

  • Meio litro de leite de coco;
  • 2 colheres de sopa de mel, açúcar mascavo, açúcar orgânico, stevia ou açúcar de coco;
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó ou 100 gramas de chocolate sem lactose e com 70% de cacau.

Como Fazer:

Ferva o leite de coco com o açúcar de sua preferência até que o volume se reduza pela metade, não deixando de mexer a mistura para que não levante fervura e vaze pela panela. Por fim, adicione o chocolate e misture tudo muito bem até que fique com a consistência de brigadeiro. Não é necessário acrescentar gordura, pois o leite de coco já a contém. Espere esfriar e leve à geladeira, deixando lá por aproximadamente 1 hora. Então, é só enrolar e pronto! Se quiser, passe por chocolate amargo picado.

Videos

Brigadeiro de caneca da nutri:

Brigadeiro sem culpa:

Sobremesas Funcionais

Confira outras receitas funcionais de sobremesas >

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios