5 Vitaminas Essenciais Para a Saúde

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, especialmente se forem retiradas dos alimentos naturais.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

As vitaminas encontradas nas frutas, nos legumes, nas verduras, nas oleaginosas e nas carnes são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Entretanto, não adiante você se empanturrar de vitamina A, por exemplo, e se esquecer que o seu corpo também necessita de outras vitaminas, afinal, cada uma tem a sua função especial nos nossos órgãos. Caso você não seja muito adepto de alimentos naturais, pode optar pelos complexos vitamínicos encontrados em farmácias, mas nunca substituirão o alimento in natura e devem ser ingeridos somente sob orientação médica, pois o excesso de vitaminas também pode causar problemas de saúde. Sendo assim, saiba quais são as 5 vitaminas essenciais para a saúde e inclua-as na sua dieta:

5-vitaminas-essenciais-para-a-saude

Vitamina A

A vitamina A, que é encontrada em grandes quantidades no fígado, na cenoura, na gema do ovo, na manga, na manteiga e no queijo também é conhecida como retinol e é importante para que a nossa pele, a nossa visão e o nosso sistema imunológico funcionem adequadamente. Ela protege a pele e as mucosas e exerce um papel essencial na retina e na funcionalidade dos órgãos reprodutivos.

Vitaminas do Complexo B

8 vitaminas formam o complexo B: a B1 ou tiamina, a B2 ou riboflavina, a B3 ou niacina, a B5 ou ácido pantotênico, a B6 ou piridoxina, a B7 ou biotina, a B9 ou ácido fólico e a B12 ou cobalamina. Sem elas, a pele, as unhas e o cabelo não se desenvolvem, ficando fracos e quebradiços. Além disso, estão diretamente relacionadas à manutenção da nossa saúde mental e emocional e pela transformação dos carboidratos, gorduras e proteínas em energia, utilizando-os na formação e no reparo dos tecidos do corpo. As maiores fontes do complexo B são as castanhas, a couve, o espinafre, as carnes, o feijão, o leite, o ovo e os cereais integrais.

Vitamina C

Essa talvez seja a vitamina mais famosa desse grupo, pois sempre ouvimos nossas mães dizerem quando estamos gripados: “Chupa laranja porque tem vitamina C!” Também conhecida como ácido ascórbico, também desempenha função importante na manutenção do tecido conjuntivo, auxilia o sistema imunológico no combate a infecções, é um poderoso antioxidante, melhora a absorção do ferro, ajuda na síntese de alguns aminoácidos e ainda deixa os ossos e os dentes mais resistentes. Você encontra a vitamina C no kiwi, no abacaxi, na acerola, no limão, na laranja, no pimentão, no brócolis, na goiaba, no morango, no caju, no tomate etc.

Vitamina D

Para absorver o cálcio e o fósforo, o intestino necessita da vitamina D para que os ossos sejam reparados e cresçam saudavelmente. É importante para proteger os ossos, controlar a pressão arterial, controlar o peso, contribuir para o bom funcionamento da tireóide e na prevenção de tumores malignos. A maior fonte de vitamina D é o sol que, em 10 ou 15 minutos de exposição já faz com que a nossa pele a produza. Entretanto, cuidado com o sol muito forte das 10 às 15 horas, ok? Se preferir, alguns alimentos contêm essa vitamina: peixes, gema, manteiga, leite e óleo de fígado.

Vitamina E

A vitamina E é um dos melhores antioxidantes encontrados na natureza e, por isso, seus efeitos sobre o nosso organismo são enormes, pois quando associada ao oxigênio, acaba com os radicais livres. Assim, evita a destruição das gorduras poliinsaturadas e de outros compostos sensíveis ao oxigênio pelas reações da oxidação, o que previne o organismo de sofrer de problemas cardíacos e do envelhecimento precoce. A vitamina E está presente nas carnes, nos laticínios, na semente de girassol, no pimentão, nas amêndoas, nos cereais integrais e nos óleos vegetais.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios