8 Receitas de Petiscos Funcionais

Para os dias em que você receber visitas, essas receitas de petiscos funcionais são deliciosas pedidas!!!

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Petiscos, Receitas Funcionais

Muitas vezes começamos um regime alimentar e quando menos esperamos esbarramos em dificuldades devido aos nossos relacionamentos sociais. Um parente ou amigo sempre convida para uma bebida, ou almoço, um happy hour, assistir juntos uma partida de futebol ou mesmo assistir aos jogos olímpicos reunidos, enfim, várias situações que ficamos entre a cruz e a espada com medo de perder todo o trabalho já realizado.

E foi justamente pensando nisso que resolvemos procurar umas receitas de petiscos mais saudáveis e menos calóricos. Então, se você tem facilidade e habilidade na cozinha, vale a pena você que está de dieta tomar o partido de fazer algo para forrar o estômago do pessoal. Então, vamos às sugestões:

Chips de Legumes

Batata Doce Assada Em Fatias (Chips)

Corte a batata doce em fatias finas com ou sem casca, e as coloque em uma assadeira untada em azeite de oliva ou de coco. Depois tempere as fatias da batata doce com pitadas de sal, pimenta do reino ou pimenta calabresa, alecrim, orégano ou outros temperos de sua preferência e leve ao forno já pré-aquecido por 10 minutos a 180 graus. Asse as batatas por 5 minutos e depois as vire e asse por mais 5 minutos. Esse processo e tempo variam de forno para forno, então a recomendação é observar a consistência de seu gosto. Evite forno muito quente, senão as batatas queimam rapidamente.

A batata doce, como é rica em minerais e carboidratos mais densos, irá alimentar bem e não deixa causar aquela sensação de fome como quando comemos salgadinhos industrializados. Além disso, se estiver em turma, todos terão uma boa carga de energia para “bater uma pelada” mesmo depois de assistir um futebol com os amigos.

Batata Temperada ou Batatinha À Vinagrete

3-receitas-de-petiscos-funcionais

Essa é uma outra receita saudável para petiscar quando bate aquela vontade de um lanche. A receita é bem simples:

Compre meio quilo de batatinha miúda, lave bem e coloque em água fervente para cozinhar com casca e experimente por uns 10 minutos, ou até notar que esteja no ponto de cozimento de sua preferência. Depois de cozidas, escorra bem a água e corte todas as batatinhas ao meio, para que fique parte do seu interior exposto para absorver o tempero. Assim que estiverem frias, tempere com vinagre, azeite, orégano, salsinha, cebolinha, um pouquinho de alho, azeitonas e cebolas picadas, pimenta do reino, e demais temperos do seu gosto, como uma salada e coloque na geladeira por 2 horas e vá servindo aos poucos para comer com palitinhos.

Antepasto De Berinjela

3-Receitas-de-Petiscos-Funcionais1

Essa receita é bem comum, leve e de fácil preparo. Corte 4 berinjelas em cubinhos de 1 centímetro e despeje numa assadeira ou refratário; salgue a gosto e tempere com orégano, ou alcaparras, uvas passas, alho e cebola a gosto, porém, quem não gosta de cebola e alho, pode fazer sem eles. Adicione meio pimentão amarelo e meio pimentão verde picados, regue com azeite, loro, pimenta do reino ou outra a gosto e misture bem esses ingredientes. Asse por 25 a 30 minutos a depender da potência do seu forno até perceber que a berinjela esteja cozida. Adicione nozes ou castanhas do Pará moídas ou castanhas de caju moídas, misture e espere esfriar. Depois é só servir com torradinhas ou biscoitos/bolachas de água e sal integrais. É uma delícia!

Chips de mandioquinha na Airfryer

Chips de abobrinha

Chips de Banana na Airfryer

Pão de queijo Funcional

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios