8 Receitas de Sobremesas Funcionais

No mundo da alimentação funcional também é possível se deliciar com doces maravilhosos.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Doces, Receitas Funcionais

Como nunca é demais salientar, a alimentação funcional é aquela em que são reunidos os alimentos que notoriamente fazem bem à nossa saúde, aqueles que ativam e mantêm o bom funcionamento de nossos órgãos, cuidam da pressão sanguínea, eliminam colesterol e tudo mais. Requerem acompanhamento de um profissional, seja médico ou nutricionista, para melhor lhe ajudar na escolha.

Caso já tenha iniciado os seus trabalhos, vamos agora sugerir umas receitas de sobremesas funcionais para que você coma bem e não sinta aquela vontade de doces que muitas vezes nos levam até a padaria ou confeitaria e faz com que detonemos nossas dietas. Se você não consegue esquecer o sabor deliciosamente adocicado, experimente fazer essas 3 receitas de sobremesas funcionais:

3-receitas-de-sobremesas-funcionais2

Mousse de Chocolate Com Morangos

Ingredientes:

  • 80 gramas de sementes de Chia;
  • Raspas de um limão de sua preferência;
  • Uma garrafinha de 200 ml de leite de coco light;
  • 45 gramas de chocolate em pó orgânico, ou cacau orgânico;
  • Chia a gosto;
  • Morangos para decorar;
  • 45 gramas de coco ralado seco.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes, com exceção das raspas de limão, em um mixer ou liquidificador. Ponha em um recipiente de vidro e deixe o doce na geladeira por 2 horas.

Enquanto o mousse gela, frite rapidamente o coco ralado em uma frigideira por alguns minutos para ficar com aquele aspecto de coco queimadinho.

Por fim, coloque pedaços de morango por cima de tudo para decorar o doce.

SUGESTÃO: decore com mirtilo, morango e cerejas frescas.

3-receitas-de-sobremesas-funcionais1

Merengue de Coco

Ingredientes:

  • 200 gramas de claras de ovos;
  • 400 gramas de açúcar orgânico e
  • 100 gramas de coco ralado.

Modo de Preparo:

Coloque as claras dos ovos e o açúcar orgânico num recipiente resistente ao calor e aqueça-os em banho-maria no forno até que o açúcar derreta. Feito isso, bata tudo até ficar bem cremoso e vá levemente misturando o coco ralado e o açúcar e depois posicione os merengues numa assadeira untada com um pouquinho de óleo para não grudar, ou utilize uma assadeira antiaderente, assim você não corre o risco do óleo aquecido saturar e tornar seu merengue mais calórico. Leve ao forno preaquecido e asse por 3 horas numa temperatura não acima de 110ºC.

Gelatina Light Com Kiwi e Chá Verde

Ingredientes:

  • 2 sachês de gelatina sem sabor;
  • 710 ml de chá verde sem açúcar pronto para beber;
  • 4 colheres das de sopa de adoçante em pó para forno e fogão;
  • 4 kiwis médios descascados e picados;
  • 2 xícaras das de chá de ricota.

Modo de Preparo:

Hidrate a gelatina em uma xícara das de chá do chá verde numa tigela refratária. Feito isso, leve ao fogo em banho-maria até a gelatina dissolver. Retire do fogo e divida o chá verde com gelatina em duas partes.

Numa metade, misture o restante do chá verde e 2 colheres das de sopa de adoçante. Depois, coloque em uma assadeira (20 x 20 cm) e leve à geladeira por 2 horas ou até a gelatina afirmar e enrijecer.

Coza o kiwi com o adoçante para forno e fogão por 12 minutos ou até que o líquido diminua. Retire do fogo e bata a mistura no liquidificador com a ricota e a outra metade do chá verde com a gelatina reservada. Em seguida, acerte essa mistura sobre a gelatina de chá verde já firme e geladinha. Deixe na geladeira por mais 2 horas ou até ficar firme e decore a gelatina com cebolinhas francesas com kiwi num prato.

Vídeos

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios