Alimentação Saudável Para Emagrecer

Ao emagrecer com alimentação saudável, além de ganhar saúde, conseguirá manter o seu peso por toda a sua vida.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

A alimentação saudável é um tema de muita discussão, alguns estudiosos da área surgem com grandes novidades para o controle e manutenção do peso, redução de tudo que faz mal, elaboram listas enormes de dicas e alimentos, bebidas, suplementos. Mas saiba, caro leitor, que vamos nos ater ao nosso cotidiano e nossa realidade e costumes de nosso País. Desde já é preciso você ter em mente uma coisa: alimentação brasileira é uma das mais bem balanceadas do mundo, por isso a alimentação padrão, o famoso prato de arroz com feijão, nos horários, quantias e as combinações de pratos com esses dois ingredientes básicos, são o que há para uma vida saudável. O jeito é ter criatividade e interesse em cozinhar. Saiba também que quando preparamos o que vamos comer, é muito mais saudável. Então se não tem muito jeito na cozinha ou nunca foi uma pessoa “chegada” no interesse em preparar os próprios alimentos, que tal mudar de hábito? Verás que irá ter maior controle no que come e quanto come.

alimentacao-saudavel-para-emagrecer

Substitua o Máximo de Farináceos Brancos Por Integrais

Continue com o arroz e macarrão, porém, apenas mude para o integral. Além de mais saudável, vai fazer você ter menos sensação de fome. É saudável por causa das fibras integrais que funcionam como umas verdadeiras esponjas no intestino por reter certa quantidade de gordura, e com isso diminuem a incidência de diabetes e colesterol. É provável que você estranhe o sabor, principalmente do arroz, mas em pouco tempo acostuma. Prepare com bastante tempero á base de ervas, e atente para a quantia.

Almoce e Jante Sempre Com Uma Fruta

Sempre coma frutas com bastante água, como laranja, pera, maçã, kiwi, etc. Essas frutas mais azedinhas ajudam na digestão e são boas para diluir gorduras, além disso auxiliam a digestão e limpam o intestino. Saiba que intestino contaminado por toxinas, comuns em pessoas que comem poucos alimentos ricos em fibras ou comem poucas frutas, são fortes fontes para doenças graves como câncer de intestino. Por isso, faça uma faxina interna, inclua frutas e fibras como aveia em flocos, chia dentre outras. Por exemplo, você ao comer seu prato de arroz e feijão, pode jogar apenas uma colher de sopa de aveia em flocos sobre o feijão e comer como se fosse uma farinha de mandioca. Ou mesmo um pouco de farinha de mandioca tipo biju, também é boa para enxugar os excessos de gordura no intestino. Caso opte por farinha de mandioca não se esqueça de hidratar mais, pois ela seca bastante o intestino. Atenção para quem tem intestino preso, use aveia ao invés da farinha de mandioca e abuse de laranja. A laranja soluciona o problema do intestino preso.

Alterne Dia a Dia as Proteínas

Num dia da semana coma carne bovina magra, grelhada ou cozida. Noutro dia um lombo suíno, noutro dia frango, peixe, etc. Procure fazer essa alternância de segunda feira à sábado. Caso não coma carnes, opte por carne de soja e outras leguminosas como ervilhas frescas, grãos de bico, feijão branco. Faça um lanche da manhã e outro da tarde, e não esqueça da hidratação. Pelo menos um litro e meio à dois litros d´água por dia. Sempre que possível, alie essa dieta a exercícios regulares.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios