Alimentos Funcionais Pós Treino

Com uma alimentação funcional, você conseguirá otimizar os seus treinos ao repor os nutrientes necessários para músculos bem definidos.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

Para o pós-treino, é preciso que você reponha as proteínas perdidas durante os exercícios. Banana e aveia, iogurte, papaia (mamão), queijos brancos e a batata-doce são alguns exemplos de alimentos adequados para a refeição depois de atividades intensas e de longa duração. Recomenda-se também wheyp rotein e dextrose. Esses alimentos serão importantes para a reconstrução das fibras musculares, ajudam no emagrecimentos aumentando a massa magra. Eles tonificam os músculos e os preparam para um novo dia de atividades físicas. Essa nutrição leva esse nome, “funcional” porque age diretamente nos grupos musculares, para melhorar todas as funções musculares de corporais durante e após as atividades.

alimentos-funcionais-pos-treino

Quais Nutrientes São Importantes

Embora na maioria das instruções de dietas e exercícios os profissionais recomendem o consumo de carboidratos antes dos treinos, é perfeitamente correto consumir poucas quantias de carboidratos junto com os alimentos proteicos descritos aqui no pós treino. Mesmo após todo estresse muscular durante as atividades físicas intensas, o corpo continua extraindo nutrientes de suas reservas, então se adicionarmos um pouco de carboidratos no pós treino, ajudará muito na recomposição e reestruturação das massas musculares.

Não Pule Refeições

Nunca deixe de respeitar as famosas 5 ou 6 refeições por dia, aquelas de pequenas quantidades de três em três horas ou de quatro em quatro horas no máximo. Porque quanto mais tempo o corpo fica sem alimentos ele começa a estocar gorduras, e isso pode ser prejudicial num tempo longo de atividades intensas, e pode levar á fadiga muscular e você vai perder todo o tempo e foco dedicados aos treinos. Aí vai ter de retomar todos trabalhos e é justamente nesses casos em que muitos desistem das atividades de caem no comodismo e sedentarismo novamente.

Resultados Positivos Com Nutrição Funcional

A nutrição funcional tem apresentado muitos resultados positivos para a saúde, conforme pesquisas apontam. Assim é importante seguir um cardápio repleto de alimentos funcionais para manter sua saúde em cima. Confira as sugestões:

  • Café da manhã: Chás, pão integral (duas fatias), com queijo branco, papaia com aveia em flocos, limonada suave com bem pouco açúcar (preferencialmente mascavo ou cristal).
  • Lanche da manhã: Uma maçã, ou uma pera, ou três pedaços de cenoura cortada em palitos.
  • Almoço: Saladas em geral temperadas com limão e azeite; feijão com arroz integral, frango ou bife sem gorduras grelhados, abobrinha ou brócolis ou cenoura refogados.
  • Lanche da tarde: Leite sem lactose ou de soja batidos com maçã ou papaia.
  • Jantar: Salada de ervilhas frescas ou em conserva ou de soja com cenoura com azeite e limão; escabeche ou atum; purê de batatas ou de abóbora; escarola refogada; salada de frutas; suco de frutas.

Não há necessidade de ingerir todos esses alimentos todos os dias, apenas que boa parte deles façam parte de suas refeições todos os dias. Frutas desidratadas também podem ser consumidas nos lanches da manhã e tarde caso você não tenha onde guardar as frutas frescas, não é sempre que temos geladeiras toda hora. As porções e quantias devem ser ajustadas a cada tipo de pessoa.
Por fim, nunca deixe de lado uma boa hidratação, pois proteínas precisam de muita água para poderem ser bem digeridas e chegarem ao destino que é a recomposição muscular. Bons treinos.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios