Alimentos Funcionais Que Melhoram a Imunidade

Mande as doenças embora incluindo os alimentos que melhoram o sistema imunológico.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

Se você fica resfriada ou gripada constantemente e está sempre reclamando de dores e cansaço, talvez o seu sistema imunológico esteja enfraquecido. Ele é o responsável por defender o nosso organismo contra vírus e bactérias que causam os problemas de saúde. Para melhorar esse quadro, além de ter uma vida saudável dormindo adequadamente e praticando atividades físicas regulares com uma vida pouco estressante, é preciso investir em uma alimentação balanceada que inclua todas as vitaminas e minerais que o seu corpo necessita. Portanto, saiba quais são os alimentos funcionais que melhoram a imunidade e inclua-os em suas refeições:

alimentos-funcionais-que-melhoram-a-imunidade

Alimentos Ricos em Vitamina C

Frutas como a laranja, a acerola, o kiwi, o abacaxi, a goiaba, o melão, o mamão entre outras, além de legumes como a couve, o brócolis e o pimentão amarelo e os condimentos coentro, açafrão, gengibre, cravo-da-índia, tomilho, páprica e salsa são ricos em vitamina C, com propriedades antioxidantes, ou seja, evitam que as células do sistema imunológico se oxidem, tornando o organismo mais forte ao ser exposto a fatores de risco.

Alho

Esse tempero que não pode faltar nos pratos brasileiros possui grandes quantidades de zinco e selênio, nutrientes com função imunoprotetora, sendo importantes para evitar resfriados, gripes e outras doenças. Além de servir como tempero para pratos quentes, também fica excelente em saladas ou em conserva.

Cogumelos

Essas plantas consumidas há milhares de anos no oriente e em alguns países europeus têm ganhado cada vez mais espaço nas cozinhas brasileiras. Além de ter um sabor extremamente agradável e exótico, os cogumelos contêm propriedades anti-inflamatória, anticancer e de suporte à imunidade. Isso porque possuem polissacarídeos que inibem o crescimento dos tumores e das infecções ao estimularem as células do sistema imunológico. Para se beneficiar dessas propriedades, inclua cogumelos em suas refeições pelo menos 2 vezes por semana, porém, nunca crus.

Amêndoas

De acordo com pesquisadores, a pele da  amêndoa otimizou a capacidade das células brancas do sangue em detectar vírus que possam se replicar e, assim, espalhar-se pelo organismo. E mais: mesmo após a digestão das amêndoas no intestino, houve aumento da defesa do sistema imunitário na luta contra o vírus. Os cientistas ainda disseram que as suas descobertas propõem que as amêndoas sejam capazes de melhorar o sistema imunológico no combate de vírus, o que inclui os causadores da gripe e do resfriado comuns. Para tanto, as amêndoas precisam ser consumidas diariamente, ou seja, cerca de 5 unidades diárias. Ou melhor, consulte um nutricionista que as ajuste às suas refeições conforme seus objetivos.

Peixe

Contanto com as vitaminas A, D e E, além de minerais como fósforo, ferro, cálcio, selênio e zinco, nutrientes com propriedades que melhoram ações do organismo como reparar os tecidos corporais e repará-los, manter as células oculares saudáveis, produzir membranas das mucosas da garganta, da boca, dos pulmões e do nariz e também protegê-los contra infecções, equilibrar as respostas imunes, reduzir o risco de inflamações excessivas e de algumas infecções causadas por bactérias, auxiliar na proteção do organismo contra os radicais livres que podem enfraquecer as células e, deixando-as propensas às infecções e outras doenças. Portanto, inclua peixes como sardinha, cavala e arenque em suas refeições pelo menos por 3 vezes na semana.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios