Alimentos Funcionais Que Previnem o Envelhecimento

Para ter muita saúde e vitalidade com o passar dos anos, inclua esses alimentos nas suas refeições.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

Tudo o que ingerimos automaticamente aparece na nossa pele, tanto do rosto quanto do corpo, mas antes disso, atinge os órgãos internos. Portanto, se você sofre ou conhece alguém que tem envelhecimento precoce (quando a pessoa aparenta ter mais idade que a biológica), preste atenção aos seus pratos durantes as refeições, pois os alimentos são essenciais quando o assunto é manter a aparência jovial. E os alimentos funcionais, ou seja, aqueles que têm funções no nosso organismo, são importantíssimos para quem procura manter a aparência sempre jovem, alegre e enérgica. Sendo assim, saiba quais são os alimentos funcionais que previnem o envelhecimento:

alimentos-funcionais-que-previnem-o-envelhecimento

Açafrão da Terra ou Cúrcuma

O açafrão só tem aquela cor amarelada devido à curcumina, um polifenol com propriedades anticancerígenas e efeitos anti-inflamatórios. Dessa forma, previne a detenção e o acúmulo de placas amilóides no cérebro, minúsculos bloqueios capazes de causar o Mal de Alzheimer.

Amêndoas

Os esteróides vegetais presentes nas amêndoas são ricos em energia e ainda reduzem o mau colesterol e as taxas de açúcar no sangue, ajudando os diabéticos e quem sofre de problemas cardiovasculares. Para os homens, ajuda a aumentar os níveis de testosterona e também o crescimento muscular. E para completar, essas oleaginosas são ricas em vitamina E, um poderoso antioxidante que mantém as artérias sem radicais livres e a pele mais elástica e bonita.

Maçã

Se você comer uma maçã por dia, ficará livre de doenças, conforme um ditado popular. E ele está corretíssimo, pois essa fruta contém quercetina, um flavonóide que reduz qualquer tipo de inchaço, o que diminui as chances de alergias, Alzheimer, Parkinson, ataques cardíacos e câncer de próstata e de pulmão. Dentre todas as variedades de maçã, a Red é a que contém mais antioxidantes.

Couve

A couve é a melhor folha para se consumir durante as refeições porque é rica em cálcio, o que é perfeito para a constituição óssea, além de vitamina C, ácido fólico, beta-carotina, ferro e potássio. Enquanto o potássio preserva os nervos e os músculos funcionando plenamente e abaixa a pressão arterial, a beta-carotina reduz os riscos de câncer de bexiga e de pulmão.

Sementes de Linhaça

Embora seja composta por inúmeros nutrientes e vitaminas, os 3 principais ativos dessa sementinha são o ômega-3, as ligninas e a mucilagem. Dessa forma, a linhaça protege o coração, reduz os sintomas da menopausa, diminui os níveis de colesterol ruim, ajuda no emagrecimento, reduz os riscos de câncer, auxilia os diabéticos a reduzirem os níveis de glicose sanguíneo, melhora a saúde digestiva e combate a desintoxicação.

Salmão

O ômega-3 é o principal nutriente encontrado nesse peixe de águas geladas porque serve como lubrificante para o cérebro, mantendo-o sempre em ótima atividade. Com o passar do tempo, o cérebro passa a perder esse ácido graxo, que deve ser reposto através da alimentação. No entanto, atente-se se o salmão que você compra é o silvestre, pois os criados em cativeiro são alimentados com soja, que podem conter gorduras inflamatórias. Dessa forma, estará ingerindo um peixe saudável e que contribua com a sua jovialidade.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios