Alternativas de Farinhas Saudáveis

Para se livrar da alta taxa de carboidratos e do glúten contidos na farinha branca, escolha uma dessas alternativas saudáveis a ela.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Dicas

Uma das maiores vilãs da saúde e dietas que são quase implacáveis para superá-las é a farinha de trigo refinada. As gostosuras que são feitas com ela são irresistíveis, fáceis de fazer, combinam com qualquer acompanhamento gastronômico, mas infelizmente, quando em demasia, aumentam o colesterol, diabetes, triglicérides, gorduras localizadas, aquela barriguinha indesejada, um verdadeiro tormento delicioso. Mas hoje vamos desmistificar tudo e mostrar a você que não é nenhum bicho de sete cabeças evitá-la, bem como encontrarmos substitutas saudáveis a ela. Há uma infinidade de alternativas saudáveis para podermos substituir a farinha branca e as gordurinhas a mais que ela proporciona. Muitas vezes, não estamos habituados, mas é só questão de conhecer. Vejamos:

 

Farinha de Amêndoas

As amêndoas são ricas em vitaminas e minerais como, por exemplo, magnésio, fósforo e cálcio, sendo uma excelente opção para quem quer emagrecer. A farinha de amêndoa substitui a farinha branca, especialmente porque fornece mais nutrientes como a proteína. Além disso, não tem glúten e pode ser usada no preparo de pães ou para empanar outros alimentos.

alternativas-de-farinhas-saudaveis

Farinha de Linhaça

É uma grande fonte de fibras, minerais, gordura saudável e ômega 3. Essa farinha garante uma saciedade prolongada, fornece energia para o corpo e auxilia no combate ao envelhecimento antecipado da pele. Para preservar as propriedades nutricionais, é preciso comprar as sementes de linhaça e triturá-las em casa logo antes do uso. A recomendação é consumi-la com frutas, sucos, saladas e leite desnatado ou iogurtes light adicionando apenas uma colher de sopa rasa da farinha, pois não é muito calórica e gera apenas algo em torno de 80 kcal.

alternativas-de-farinhas-saudaveis1

Farinha de Soja

Nutricionistas garantem que a farinha de soja também é ótima substituta da farinha branca porque é pouco calórica, repleta de antioxidantes, fibras, minerais e o principal: não tem glúten. Pode ser usada em substituição à farinha de trigo ou misturada com outra farinha para o preparo sopas, pães, bolos e outras massas.

Farinha de Quinoa

A farinha de quinoa é uma excelente alternativa para evitar o consumo da farinha branca comum de trigo porque oferece minerais como cálcio e ferro, proteínas e vitaminas. A farinha de quinoa também é rica em gorduras boas e ômega 3 e 6. Ela não contém glúten, possui 340 kcal para cada 100 gramas e pode ser usada para preparar pães, bolos, tortas e outros alimentos saudáveis.

Farinha de Tapioca

Essa é a receita mágica do pessoal do Nordeste, que consome farinha de tapioca porque tem mais “sustância”, como dizem os antigos. A farinha de tapioca também é uma boa para substituir o consumo da farinha branca. Obtida da fécula da mandioca, tem carboidratos que geram bastante energia para exercícios físicos. Apesar de ser uma farinha de cor branca, suas propriedades são diferentes das de trigo refinada. A tapioca pode ser consumida por quem deseja excluir o glúten da dieta, além de ser uma ótima alternativa para diabéticos. Contudo, o consumo dessa farinha deve ser moderado por causa do seu valor calórico – de 75 kcal para 50 gramas. A única observação é que, por não ser rica em fibras, pode causar prisão de ventre. Por isso, recomenda-se consumir a farinha de tapioca com frutas e verduras para poder digerir com mais facilidade.

Viu como não é complicado encontrar alternativas para substituir a tradicional farinha de trigo refinada? Basta usar a criatividade, gastar um pouco mais de tempo na cozinha preparando esses pratos que você já está se exercitando e melhorando seus hábitos alimentares sem se sacrificar.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios