Alternativas de Queijos Saudáveis

Há inúmeros tipos de queijos, por isso, é preciso saber quais são os mais saudáveis para incluí-los em sua dieta.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

O queijo é uma iguaria consumida e adorada no mundo todo, em suas mais diversas formas e sabores, que nos enchem a boca de água só de imaginarmos, não é mesmo? Fonte de proteínas e minerais como o cálcio, o queijo deve ser incluído em qualquer dieta para a perda de peso saudável. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados, pois alguns tipos contêm muita gordura e sódio. Sendo assim, se você é um apaixonado por queijos, saiba quais são as alternativas de queijos saudáveis para incluí-los em suas refeições:

Alternativas-de-Queijos-Saudáveis.

Queijo Minas Frescal

Quanto mais branco é o queijo, menos gorduras ele possui. Portanto, em se falando em calorias, o Minas Frescal sai na frente! Pode ser incluído em qualquer refeição, desde o café da manhã ao jantar, pois serve como mistura para a torrada integral, para o pão sírio e para a salada. Tudo temperado com azeite, um pouquinho de sal e orégano, que o deixa mais saboroso e saudável.

Queijo Cottage

Com esse queijo, você também pode fazer diversas misturas, basta ter criatividade. Sua textura é pastosa e ele contém pouco sal e calorias. Super nutritivo, misture a ele ingredientes fibrosos e integrais para proporcionar mais saciedade.

alternativas-de-queijos-saudaveis1-jpg-crdownload

Queijo Ricota

Apesar de ser pouco saborosa, a ricota não contém nenhuma caloria, o que a faz uma das vedetes de quem pretende emagrecer comendo bem. Essa falta de sabor é o que transforma a ricota em uma deliciosa mistura, tanto em saladas, pães, bolos, tortas e até em doces, contanto que sejam saudáveis e com ingredientes com baixas calorias.

Queijo Parmesão

Sua cor amarelada denuncia a grande quantidade de gorduras encontradas em sua consistência, porém, pode ser uma alternativa interessante de queijo saudável se você pensar na sua quantidade de cálcio: cada 10 gramas do produto possuem 50 miligramas do mineral, ou seja, 60% da necessidade diária para um adulto. Além disso, é rico em proteínas, o que é ótimo para quem pretende ficar com o corpo malhado. No entanto, cuidado ao consumi-lo, pois é o tipo de queijo mais rico em sódio. Por isso, use-o com moderação, apenas para sentir o seu sabor que, aliás, é divino!

Queijo de Cabra

Esse é o queijo de origem láctea mais rico em vitamina A, essencial para a manutenção da visão. Em 50 gramas desse queijo, é possível encontrar cerca de 24% das nossas necessidades diárias. Entretanto, assim como parmesão, deve ser consumido com moderação, já que também é rico em gorduras saturadas. Coma apenas um pequeno pedaço durante o dia, apenas para saciar a vontade.

Queijo Mussarela

Esse é o queijo mais popular do Brasil, tanto pelo seu preço quanto pelo seu sabor, que combina com tudo: doces, salgados, frituras ou lanches. Tudo fica mais apetitoso com a mussarela. A notícia boa é que ele é rico em vitamina B12, que é essencial para o bom funcionamento do sistema neurológico e para o metabolismo das gorduras e das proteínas. Além disso, contém altas concentrações de proteínas e de cálcio. Por outro lado, tem grandes quantidades de sódio, chegando a 50% de nossa necessidade diária.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios