Comidas Saudáveis Para o Dia a Dia

Inclua os alimentos saudáveis no seu dia e dia e tenha mais vitalidade, energia e, ainda por cima, emagreça com saúde.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

As dificuldades e correrias diárias nos sugam as energias e fosfatos, consomem todos nossos minerais essenciais ao funcionamento correto do organismo e nos elevam aos mais altos níveis de estresse, e para piorar, não nos alimentamos corretamente, nos enchemos de carboidratos simples, gorduras saturadas, muito sódio, conservantes presentes nos alimentos industrializados ou naqueles lanches comuns de padaria. Notem que antigamente as pessoas eram mais magras mesmo consumindo esses mesmos alimentos que hoje nos fazem engordar muito, como o famoso pão francês com manteiga ou margarina na chapa, e demais salgados e doces de padarias, mas isso ocorria porque a vida das pessoas eram mais “analógicas”, não tínhamos a tecnologia que hoje nos permite acessar a maioria de documentos do outro lado do mundo, para nossas tarefas diárias, tínhamos de nos deslocar muito a outros lugares na mesma cidade na realização dos nossos trabalhos e os volumes de serviços eram outros, e por isso, tinha-se tempo para se alimentar melhor, pois não haviam tantos fast-foods como hoje, que entregam nossos pedidos em casa ou no trabalho, e por isso sobrava tempo para o tradicional almoço “arroz com feijão”.

comidas-saudaveis-para-o-dia-a-dia

Consuma Frutas e Sementes ao Longo do Dia Nas Horas de Lanche

Assim, como é impossível desvencilharmos da correria, temos de adotar estratégias alimentares corretas. Você deve tomar seu café da manhã o quanto antes possível, no máximo em até uma hora depois de acordar para ter um bom ritmo metabólico, e pelo menos cinco horas antes do almoço, e entre essas duas refeiçõescoma um fruta como maçã, pera, banana, kiwi, ou cenoura cortada em palitos, ou um suco de frutas. Para acompanhar, coma umas amêndoas, nozes, pistaches, geralmente vendidas naquelas embalagens sortidas. Coma estes últimos aos pouquinhos, em menor quantidade junto com as frutas.

Hidratação

Lembre-se que beber água o dia todo faz parte da alimentação saudável, beba bastante água ao longo do dia.

Faça Algumas Substituições

Se você é do tipo de pessoa que gosta de tomar um sorvete de massa ou algo assim para refrescar ou matar aquela vontade de beber algo refrescante e azedinho, substitua seu sorvete com cobertura por uma porção pequena de polpa de açaí tradicional. Nada daquelas polpas de açaí trufadas, ou com doce de leite e demais guloseimas, senão não vai adiantar nada, pois quantia de açaí nessas demais variedades de sabores, são mínimas. O que é saudável é o açaí em si, por isso substitua seu sorvete por uma porção pequena de açaí tradicional, com banana, morango ou xarope de guaraná. Substitua o leite condensado comumente oferecido para ser colocado sobre a polpa. O açaí tem muito mais nutrientes e vitaminas que o sorvete, por isso vale a pena substituir, e muito menos açúcar refinado, a polpa de açaí é como um alimento integral, estimulante, rico em fibras e requer moderação senão você engorda também.

Agora se o sorvete que costuma tomar é daquele tipo natural, de cupuaçu e outras frutas do Nordeste, saiba que são ótimos substitutos dos sorvetes tradicionais. Experimente novos sabores, aprenda a gostar do que não gosta, do contrário continue gorda(o).

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios