Como Fazer Biomassa de Banana Verde

A biomassa de banana verde é super saudável, fácil de fazer e contribui muito para a sua saúde em geral, além de emagrecer!

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

Se você pretende ingressar em uma vida mais saudável, natural e pouco calórica, terá que ter mais tempo e disposição para preparar os seus alimentos. No entanto, valerá a pena, tanto para a sua saúde quanto para o seu “shape”, que ficará esbelto. É o que acontece com a biomassa de banana verde, que poderá ser utilizada no lugar do leite condensado, da maionese, do leite e do creme de leite, mas sem causar os seus malefícios. Sendo assim, aprenda como fazer biomassa de banana verde e use-a em suas receitas:

como-fazer-biomassa-de-banana-verde

Receita da Biomassa de Banana Verde

Para essa receita, você precisará de um cacho de banana verde de qualquer qualidade. Em casa, desprenda as bananas uma a uma do cacho de modo a manter o talo intacto para que a parte interna não se contamine. Então, faça a higienização, lavando uma a uma com água e sabão, enxaguando bem com água corrente. Coloque água até a metade de uma panela de pressão e ligue o fogo. Quando estiver fervendo, insira as bananas para dar o choque térmico necessário. Elas devem ficar completamente cobertas com água. Feche a panela e, assim que começar a dar pressão, conte exatamente 8 minutos em fogo baixo e apague-o, mas sem abrir a panela. Espere que a pressão saia naturalmente e só então, abra a tampa. Descasque as bananas e bata-as no liquidificador. A biomassa pode ser armazenada em pequenos potes no congelador para ser usada quando quiser. Ela durará cerca de 6 meses no congelador e apenas 3 dias na geladeira.

como-fazer-biomassa-de-banana-verde1

Benefícios da Biomassa de Banana Verde

A biomassa de banana verde possui tantos nutrientes e vitaminas que não pode ficar fora de sua dieta de jeito nenhum. A sua enorme quantidade de fibras evita os picos de glicose sanguínea, liberando-a aos poucos. Assim, previne o diabetes tipo 2, além de servir como tratamento para quem já o possui. Além disso, as fibras ajudam no trânsito intestinal, fazendo uma verdadeira “varredura” no organismo, o que elimina a gordura e o colesterol, prevenindo doenças cardíacas e reduzindo o peso.

Os intestinos também são beneficiados porque ela contém amido resistente, uma espécie de fibra não digerível pelo intestino, servindo de alimento para bactérias benéficas, fazendo com que a microbiota intestinal se desenvolva. Com isso, a substância citocina anti-inflamatória é produzida, o que aumenta a imunidade do organismo, pois os anticorpos trabalharão com mais eficiência. E essa mesma microbiata contribui para a produção do butirato, que reduz o colesterol do fígado, ótimo para quem tem o famoso “fígado gordo”, enquanto o amido resistente diminui o colesterol ruim geral.

Como Usar a Biomassa

Agora que você já aprendeu a fazer a biomassa de banana verde e conhece todos os seus benefícios, é preciso saber como usá-la em suas receitas, não é mesmo? Como não possui sabor forte, pode ser utilizada como um espessante, ou seja, para dar consistência às suas receitas, substituindo a maionese, o óleo ou o creme de leite. Ela também fica ótima em sucos, doces e salgados, basta usar a sua imaginação!

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios