Como Fazer Leite de Amêndoas em Casa

Além de ser uma ótima aliada da sua saúde, o leite de amêndoa é delicioso.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Bebidas, Receitas Funcionais

Se você acha que aderir a uma dieta vegana é difícil porque não encontrará ingredientes que substituam o leite de origem animal, está completamente enganado. Mas como você já deve ter visto em supermercados ou em lojas de produtos naturais, o leite de amêndoa ou de castanhas é caríssimo. Por isso, com um pouco de disposição e boa vontade, é possível fazer um leite de amêndoas na sua casa que, além de ser super nutritivo, é delicioso, e você ainda saberá quais ingredientes estará usando. Portanto, veja como fazer leite de amêndoas em casa e seja mais saudável:

como-fazer-leite-de-amendoas-em-casa

Benefícios da Amêndoa

A amêndoa é conhecida como uma fruta oleaginosa que, apesar de conter uma grande quantidade de calorias, traz inúmeros benefícios à nossa saúde devido aos nutrientes e vitaminas encontrados em sua composição. De acordo com uma pesquisa, quem se alimenta de amêndoas regularmente, pode ter os riscos de ataques do coração reduzidos em até 35%, pois ela diminui os níveis de colesterol ruim (LDL) e mantém os de colesterol bom (HDL).

E por ser rica em antioxidantes, protege o organismo contra os radicais livres causadores do câncer, que danifica o DNA das células. Mas se o seu problema é nos ossos e dentes, fique feliz, já que a amêndoa possui grandes quantidades de cálcio, mineral que fortalece essas partes do corpo. Além disso, tem fósforo e magnésio que, junto ao cálcio, previnem a osteoporose. E não é só para a saúde que a amêndoa é importante, mas também para a sua estética, afinal, é rica em vitamina E, que nutre a pele, prevenindo o aparecimento dos sinais do envelhecimento. Quem tem problemas com o peso se beneficia com essa oleaginosa graças às fibras, que são difíceis de serem digeridas, fazendo com que o organismo queime mais calorias e acelere o metabolismo.

E os benefícios não acabam por aí: a amêndoa protege as células cerebrais, melhorando a memória; reduz o nível de glicose no sangue, prevenindo ou controlando o diabetes e aumenta a vitalidade e a energia por causa da presença do manganês, do cobre e da riboflavina.

como-fazer-leite-de-amendoas-em-casa1

Receita do Leite de Amêndoas

Ingredientes:

  • 1 copo de 200 ml de amêndoas cruas
  • 3 copos de água
  • Essência de baunilha (opcional)

Modo de Preparo:

Lave bem as amêndoas em água corrente e deixe-as de molho em água pura por cerca de 6 horas ou mais. O ideal é que você as coloque na água antes de dormir e as retire logo de manhã. Então, retire toda a água das amêndoas e retire as suas cascas, se quiser, mas também pode usá-las com a casca. Bata-as no liquidificador com os 3 copos de água e a essência de baunilha na quantidade desejada. Se preferir um leite mais fraco, é só acrescentar mais água. Por fim, coe o leite em uma peneira bem fina, um voal (encontrado em lojas de produtos naturais) ou em gaze. Você poderá usá-lo assim que ficar pronto ou armazená-lo em uma jarra de vidro com tampa na geladeira por até 4 dias.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios