Como Fazer Leite de Arroz Em Casa

Se você tem intolerância à lactose ou aderiu à dieta vegana, o leite de arroz é uma ótima opção. E o melhor: é super fácil de fazer!

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Bebidas, Receitas Funcionais

A cada ano que passa, mais pessoas aderem ao veganismo, seja por ideologia ou pela saúde, ou são descobertas com intolerância à lactose. Há alguns anos, o leite de soja era o único substituto ao leite de vaca, mas agora, encontramos inúmeros leites vegetais como o de amêndoas, de castanhas e de arroz. Para algumas pessoas pode soar estranho, porém, são ótimos em todos os aspectos: protegem o meio ambiente por serem ecologicamente corretos, são excelentes para a saúde, ajudam a emagrecer e vários outros fatores positivos. E o melhor: podem ser facilmente feitos em casa, com ingredientes de fácil acesso. Hoje, ensinaremos você a fazer o leite de arroz:

como-fazer-leite-de-arroz-em-casa

Benefícios do Leite de Arroz

Apesar do leite de arroz não conter as proteínas e o cálcio encontrados no leite da vaca, tem muito menos calorias, o que ajuda na redução do peso. Sendo assim, se você aderir a ele, tenha o cuidado de incluir esses nutrientes na sua alimentação diária. Ele também não contém colesterol, o que previne doenças cardiovasculares. Como possui alta digestibilidade porque a proteína animal é bem mais leve que a animal, faz muito bem para a flora intestinal. O leite de arroz ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduz a gastrite e a acidez estomacal e ainda é muito fácil de fazer. Veja a receita abaixo:

Leite de Arroz

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de arroz (sem lavar ou deixar de molho)
  • 2 litros de água

Modo de Preparo:

Coloque a água e o arroz em uma panela e tampe-a. ligue o fogo e deixe que ferva por aproximadamente 15 minutos ou até que o arroz esteja cozido. Se preferir, pode fazer na panela de pressão, mas não há a necessidade. Então, bata no liquidificador até que se transforme em um líquido. Você pode coá-lo em uma peneira bem fina ou em um pedaço de pano. Ele pode ser armazenado em um pote de vidro com tampa na geladeira por até 3 dias.

Valores Nutricionais

Um litro de leite de arroz feito em casa contém cerca de 455 calorias, 85 gramas de carboidratos, 10 gramas de gorduras totais e 1 grama de gordura saturada.

como-fazer-leite-de-arroz-em-casa1

Leite de Arroz Integral

Como o arroz integral é muito mais saudável, você pode usar a mesma receita para fazer o leite de arroz integral, porém, o seu tempo de cozimento é bem maior. Então, é melhor cozinhá-lo na panela de pressão.

Enriqueça o Seu Leite de Arroz

O leite de arroz pode ser enriquecido batendo com ele nozes, castanhas ou amêndoas que, além de dar-lhe um sabor especial, completará as suas fontes energéticas e nutritivas. Outra forma de fazer isso é batê-lo com frutas e essência de baunilha para preparar uma super vitamina para a sua família.

Outras Formas de Usar o Leite de Arroz

O leite de arroz substitui muito bem o leite de vaca em qualquer receita, tanto doce quanto salgada. Portanto, pudins, bolos, cremes brancos, purês e tantas outras iguarias ficam maravilhosas e muito mais saudáveis com esse leite de arroz feito em casa. Experimente!

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios