Como Fazer Leite de Castanhas em Casa

Fácil e rápido de ser preparado, o leite de castanhas é uma ótima e saudável opção para o leite de origem animal.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Bebidas, Receitas Funcionais

Se você sofre de intolerância à lactose ou aderiu à dieta vegana, existe uma alternativa super saborosa e, acima de tudo, saudável, ao leite de vaca. Feito com castanhas, oleaginosa que contém uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais. Portanto, é muito importante que você o tenha em casa, seja para o café da manhã ou da tarde, natural ou com café. O melhor de tudo é que é super fácil de fazer essa bebida. Sendo assim, aprenda como fazer leite de castanhas em casa:

como-fazer-leite-de-castanhas-em-casa

Benefícios do Leite de Castanhas

Antes de tudo, vamos falar sobre os vários benefícios do leite de castanhas para o organismo humano. Com isso, você se motiva ainda mais a continuar em sua dieta, tanto pela sua saúde quanto para a natureza. Como possui baixo índice glicêmico, a castanha tem poucas quantidades de carboidratos, o que evita os picos de glicose sanguíneos, o que é ótimo não somente para diabéticos, como também, para a população em geral. Como você o preparará em casa e não será de origem animal, não haverá aditivos hormonais e industriais. Ela mantém a sua pele viçosa e bonita porque possui vitamina E, um poderoso antioxidante. Não tem colesterol, o que previne doenças cardiovasculares. Ótima fonte de vitaminas do complexo B, riboflavina e ferro. E ainda por cima, não contém glúten, um dos maiores veneno para o organismo, que o faz inchar e encher de toxinas.

Receita do Leite de Castanhas

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de castanhas do Pará
    4 xícaras de água filtrada

Modo de Preparo:

Deixe as castanhas de molho em 2 xícaras de água filtrada, de preferência, de um dia para o outro ou, no mínimo, por 2 horas. Jogue a água fora e coloque as castanhas no liquidificador com as 2 xícaras de chá de água, batendo-as até que fiquem com a consistência leitosa. Então, passe a mistura por uma peneira bem fina, um voal ou gaze para retirar o excesso de castanhas. Você poderá deixar o leite pronto na geladeira por até 4 dias para aproveitá-lo em suas receitas ou bebê-lo puro.

O Que Fazer Com Leite de Castanhas

Há mil possibilidades do que pode ser feito com o leite de castanhas. Na realidade, ele substitui muito bem o leite de origem animal, e até melhor, pois ele é bem mais cremoso e saboroso, até mais que o leite de amêndoas, outro queridinho dos veganos de plantão. Assim, você pode bebê-lo misturado a cacau, a frutas em uma deliciosa vitamina, em bolos, em molhos brancos etc. É só usar a imaginação e usar os ingredientes corretos que qualquer receita fica simplesmente maravilhosa, de fazer lamber os dedos. Com isso, trará mais saúde e vitalidade para a sua casa, agradando tanto a sua família quanto os seus amigos.

Prefira as Castanhas Orgânicas

É claro que, se você for em uma loja de produtos naturais, encontrará as castanhas orgânicas vendidas a preços bem mais altos que em um supermercado, onde elas são de origem desconhecida. No entanto, se você quiser obter todos os benefícios dessa oleaginosa, vale a pena pagar mais caro. Por outro lado, existem feiras de orgânicos nas quais podem ser encontradas castanhas orgânicas a preços mais acessíveis e, com o tempo, essa variedade vai se tornando popular e seu preço cairá.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios