Como Fazer Manteiga Ghee

Livre de lactose, a manteiga Ghee, também conhecida como ouro líquido, oferece inúmeros benefícios à saúde e à estética.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Petiscos, Receitas Funcionais

Nas antigas escrituras hindus, a Ayurveda costuma se referir ao ouro líquido, utilizado para purificar, curar, regenerar e rejuvenescer. Esse é o conhecido Ghee, considerado pelos indianos um Rasayana, ou seja, alimento com propriedades tonificantes e emolientes, sendo a base de várias preparações medicinais por ser um excelente “portador” de ervas. Também é usado para massagens corporais, onde nutre os tecidos mais profundos da pele, evitando o ressecamento e prevenindo o aparecimento de rugas. Feito da manteiga comum, o Ghee é completamente livre de lactose, portanto, uma ótima saída para os alérgicos a essa substância. Conheça um pouco mais sobre o Ghee e aprenda a fazê-lo:

como-fazer-manteiga-ghee

O Que é o Ghee

Apesar de ser retirado da manteiga comum, o Ghee é o seu óleo purificado, ou seja, as suas propriedades são muito diferentes. No seu processo de preparo, vai se tornando um óleo brilhante, dourado e transparente que não se torna rançoso como a manteiga que conhecemos. Desse modo, também é conhecido como manteiga clarificada, cujo processo leva de 1 a 2 horas, dependendo da quantidade a ser feita.

Quando preparado corretamente, é livre de sal e lactose, não faz fumaça quando aquecido em temperaturas altas nem precisa ser refrigerado. Por isso, além dos indianos, muitos naturopatas o adotaram em inúmeras culturas para extraírem os seus poderes rejuvenescedores e curativos.

E o melhor: o seu sabor e o seu aroma são de ótima qualidade, podendo ser utilizado como óleo resistente ao calor e que não queima com facilidade. Sendo assim, todos os alimentos se tornam mais nutritivos e saborosos. Assim, pode ser usado como a manteiga comum para grelhar, cozinhar ou passar no pão ou bolacha.

como-fazer-manteiga-ghee1

Benefícios do Ghee

O Ghee é famoso por suas infinitas propriedades medicinais e estéticas. Combate úlceras, fortalece o fígado, reduz inflamações gastrointestinais, equilibra o fogo digestivo, aumenta o sistema imunológico, auxilia no tratamento pulmonar, melhora a memória e, em algumas técnicas, ajuda a nutrir e a refrescar os olhos. Além disso, purifica os canais e os condutos do organismo, tanto físicos, energéticos e sutis. Regenera e fortalece os fluidos e também é lubrificante, o que aumenta a flexibilidade.

E para a pele, é um ótimo hidratante com capacidade de retardar o envelhecimento, evitando o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Como Fazer o Ghee

Com tantos benefícios, é bom que você corra para o supermercado para comprar o seu único ingrediente: tabletes de manteiga sem sal. Pode ser de qualquer marca. Então, use uma panela de inox ou de vidro e cubra o seu fundo com um pano para não queimar a manteiga. Coloque um pouco de água e coloque a manteiga em um recipiente menor de vidro para esquentá-lo em banho-maria em fogo baixo. Assim que estiver totalmente derretida, ficará uma espuma branca na superfície, que deverá ser retirada e descartada delicadamente com uma escumadeira. Esse processo deverá ser repetido por 2 ou 3 vezes.

Então, tire o recipiente da panela e aguarde que esfrie para retirar completamente as impurezas que sobrarem na superfície. No fundo, ficará um soro branco e claro, que é a lactose. Portanto, coloque somente a parte amarelada em um potinho de vidro com tampa bem esterilizado com água fervente e assado no forno por cerca de 10 minutos. Vede bem o pote, livrando-se do ar entre uma utilização e outra para não criar mofo. Se preferir, deixe na geladeira de um dia para o outro e, nos próximos, não precisará de refrigeração, mas cuidado para não deixar a sua manteiga Ghee exposta ao sol e à umidade.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios