Como Fazer Uma Dieta Saudável

Ao emagrecer com saúde, você não conquista um corpo bonito, mas também, vitalidade e humor.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Dicas

Muitas pessoas perguntam o que realmente significa “dieta saudável”, e o mais difícil é responder o que realmente seja uma dieta saudável vez que temos inúmeros pontos de vistas diferentes entre os profissionais da área da nutrição e saúde. Em termos mais simples, coloquiais e mais diretos, vamos deixar de delongas e vamos direto ao assunto estabelecendo que a dieta saudável é aquela pautada na alimentação tradicional (“arroz com feijão”), que aprendemos na escola com aquele famoso triângulo ou pirâmide alimentar em que constam os tipos de alimentos e as porções que podemos comer para que o corpo tenha a quantia necessária para seu melhor funcionamento, bem como atenção para a hidratação e horários para nos alimentar.

como-fazer-uma-dieta-saudavel

Não Faça Dietas Restritivas

Se está obesa ou acima do peso há bastante tempo, não faça aquelas dietas restritivas de carboidratos, proteínas ou outras que retiram do seu cardápio alimentos que, embora engordem, sejam essenciais, como o caso dos carboidratos. Isso porque essas dietas são indicadas para atletas e modelos que já estão em forma e por um motivo ou outro engordou rápido e vai ter de emagrecer rápido porque vive da imagem de sua boa forma. Então, se já está acima do peso ou obeso há muito tempo, seu caso é de dieta de reeducação e não de restrição abrupta, senão, vai engordar o dobro do que perdeu e muito rápido, por isso: cuidado.

Permissões Aos Finais de Semana

A dieta saudável é aquela em que você delimita os horários e quantias de alimentos que vai consumir. Deixe sua lasanha, pizza, bife à parmegiana para os fins de semana, retire-os do dia a dia. Se você tem aversão a produtos integrais como pão e arroz, pode continuar com o arroz comum ou seu pão francês, porém vai ter de diminuir a quantidade ingerida por dia, e vai passar a retirar o miolo e tomar cuidado com o recheio. Substitua seus bifes gordos por carnes sem gordura grelhadas, sempre acompanhadas de arroz e feijão no almoço todos os dias. Quem come arroz e feijão todos dias e nos horários certos, pode ver que são, na maioria pessoas magras.

Coma a Cada 3 Horas

A cada três horas no decorrer do dia coma uma fruta ou cenouras cortadas em palitos para que o estômago trabalhe durante uma refeição e outra do dia, assim você perde aquela mania de ir até a padaria comer aquela coxinha frita no meio da tarde, ou aquele pedaço de pizza com aquela capa de queijo.

Consuma Limão

O limão é um grande aliado da dieta, ele dissolve gorduras no corpo, tanto na digestão como gordura estocada na camada adiposa da pele. Recomenda-se tomar suco de um limão espremido de manhã em jejum, pois é quando o sumo do limão penetra bem fundo no organismo, atingindo todos os órgãos, e isso faz reduzir a acidez do corpo, prevenindo doenças e dissolvendo cristais nos rins. Abuse do limão e cuidado para não sair ao sol com a pele melada do suco ou sumo porque fica uma mancha roxa.

Jante Antes Das 20 Horas

Evite jantar após as 20 horas, porque é o horário que o organismo diminui o ritmo metabólico e a absorção de calorias é maior. E o jantar, ainda que antes desse horário, deve ser leve em carboidratos e rico em saladas e proteínas magras.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios