Dieta Saudável Para Emagrecer

É importante fracionar as suas refeições, incluindo alimentos saudáveis, para que o seu metabolismo se mantenha acelerado ao longo do dia.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

De nada adianta você apelar para dietas super restritivas que permitem apenas 1 ou 2 tipos de alimentos se, ao mesmo tempo que você emagrece, perde saúde e, depois que a dieta acaba, todos os quilos retornam aos seus lugares, e até mais alguns deles… Além disso, nem pense em fazer cirurgias como a lipoaspiração ou bariátrica caso o seu problema não seja tão grave, pois quando perdemos peso muito rapidamente, além de podermos ter problemas com celulite e estria, também o ganhamos de volta em pouco tempo, afinal, não continuamos comendo como antes. Portanto, se você realmente quer ficar magra, aposte nessa dieta saudável para emagrecer e conviva bem com o seu corpo e a sua saúde:

dieta-saudavel-para-emagrecer

Monte o Seu Prato

Uma alimentação saudável exige que todos os grupos da pirâmide alimentar estejam presentes no seu prato durante o almoço, nas seguintes proporções: 25% de carboidrato (de preferência, complexo, como os grãos integrais), 50% de legumes, verduras e frutas e 25% de proteínas animal (magra) ou vegetal. Para temperar, utilize azeite para suprir sua necessidade de gordura. Dessa forma, seu prato ficará bem colorido e saudável, de modo a te garantir energia e nutrientes durante todo o dia. Um bom exemplo é colocar salada diversificada em uma metade do prato e dividir a outra entre arroz integral e uma carne magra como filé de frango, de boi, de porco ou de peixe grelhado. Você também pode por uma pequena concha de feijão ou de grão de bico para deixar sua refeição mais reforçada.

Café da Manhã é Essencial

Se você pensa que, para emagrecer, é preciso comer o mínimo possível, pode até estar certa, contanto que as refeições sejam bastante fracionadas durante o dia. Ou seja, tente fazer pelo menos 5 ao dia, a começar pelo café da manhã, que é a mais importante alimentação do dia, pois é ela que te proporcionará toda a energia ao longo do tempo. Sendo assim, se você tem mania de sair correndo para o trabalho ou para a escola de manhã, acorde um pouquinho mais cedo para se dedicar a esse período tão especial. Faça um sanduíche integral recheado com coalhada, requeijão light, homus ou uma fatia de queijo branco e como acompanhamento, pode ser uma xícara de café com adoçante, um copo de leite desnatado com chocolate em pó light ou um copo de suco de laranja natural. Para completar, coma uma fruta, que pode ser um mamão, uma maçã ou uma banana, de preferência, com aveia para ajudar na digestão. Caso não goste de comer nada pela manhã, bata uma vitamina de frutas e leite, que é deliciosa e refrescante.

Dividindo as Refeições

No começo pode parecer difícil comer tantas vezes ao dia, principalmente se você passa o dia inteiro fora de casa. Para tanto, antes de sair de casa, prepare 2 potinhos, um contendo frutas cortadas e outro com um lanchinho para a tarde, que podem ser 2 torradas ou 2 bolachas água e sal com um pouco de requeijão light. Com o tempo, você se acostuma a essas refeições e verá como comerá menos nas refeições principais, que são o almoço e o jantar. Portanto, o seu dia deve conter café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e ceia. E não se esqueça das atividades físicas, pois deverão entrar na sua rotina como método para emagrecer com saúde! Pode demorar mais, mas você alcançará o seu objetivo! Força e coragem, garota!

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios