Dieta Sem Glúten e Sem Lactose

Ao retirar o glúten e a lactose de suas refeições, é possível secar as gordurinhas em pouquíssimo tempo.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

Há muitas pessoas optando por viver sem glúten e sem lactose, seja para terem vidas mais saudáveis ou porque possuem intolerância a esses produtos. No entanto, não é fácil retirá-los do cardápio, pois estão presentes nos alimentos mais utilizados no dia a dia como pães, massas, queijos, iogurtes entre outros. Contudo, se mesmo assim você optar por fazer essa dieta restritiva, saiba como fazer a dieta sem glúten e sem lactose para não ter prejuízos na saúde:

dieta-sem-gluten-e-sem-lactose-jpg-crdownload

O Glúten

O glúten é uma proteína que não consegue ser absorvida pelo organismo, passando a causar desconforto e distensão abdominal, ou seja, o inchaço. Por ser de lento processamento pelo organismo, desacelera o metabolismo. Conforme pesquisas, retirar completamente o glúten das refeições é capaz de eliminar cerca de 3 quilos em apenas 3 meses. Contudo, depois desse tempo, o organismo se acostuma à essa situação e para de queimar calorias, sendo essa uma dieta temporária.

Por outro lado, há pessoas que passam a ganhar peso ao subtraírem o glúten de sua alimentação. Isso acontece porque essa substância causa a saciedade e, quando é retirada do cardápio, a fome aumenta excessivamente. Se isso acontecer, insira o glúten na dieta novamente, mas em sua versão integral e combinado com proteínas magras e gorduras boas.

Como Substituir o Glúten?

Você que optou por viver sem glúten por um período de tempo para emagrecer ou é portador da doença celíaca (intolerância ao glúten), deve ter em mente que os produtos sem essa substância são bem mais caros e difíceis de serem encontrados. Por isso, geralmente as pessoas preferem preparar os seus próprios alimentos como pães e massas.

Encontrado no centeio, na cevada, no trigo e, em menores quantidades, na aveia, o glúten pode ser substituído por quinoa, trigo sarraceno, milho, arroz e linhaça. Farinhas de castanhas, soja e feijão ficam ótimas no lugar da farinha de trigo. Entretanto, antes de comprar algum produto, fique atenta às informações contidas nos rótulos.

Dieta-Sem-Glúten-e-Sem-Lactose1.jpg.crdownload

A Lactose

A lactose é o açúcar natural contido no leite de origem animal e conforme estudos realizados pela Associação Americana de Gastroenterologia e Nutrição, aproximadamente 85% da população adulta possui algum grau de intolerância à lactose, afinal, somos os únicos animais que, mesmo após o desmamamento, continuamos ingerindo o leite. Por isso, nessas pessoas com intolerância à lactose, acontece a retenção de líquido, a sensação de estufamento e a distensão abdominal. Contudo, não se iluda ao pensar que retirando o leite e derivados da sua dieta conseguirá perder peso. O que poderá acontecer é o seu corpo desinchar devido à eliminação de toxinas, o que pode melhorar o aspecto da celulite.

Como Substituir a Lactose?

Para muitas pessoas, ficar sem ingerir leite até que é fácil. Porém, se livrar dos seus derivados como queijos e iogurtes pode ser uma tarefa bem difícil. No mercado, é possível encontrar versões de leites sem lactose, que têm o mesmo sabor do com lactose, além de leite de soja, de coco ou de castanhas. Já os derivados são mais difíceis de serem encontrados, mas se você gosta de cozinhar, pode prepará-los em casa.

Alimentos Para a Sua Dieta

Caso você opte por fazer a dieta sem glúten e sem lactose, use e abuse dos legumes e das frutas, principalmente com a casca, onde se concentra a maior parte dos seus nutrientes. E para suprir o cálcio que deixará de ser ingerido com a falta do leite, invista nas folhas vede escuras e nas leguminosas acompanhadas de doses de vitamina D para que o mineral seja absorvido pelos ossos.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios