Dietas Funcionais

Com a dieta funcional, seu organismo funciona adequadamente e você perde peso com saúde.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

Já ouviu a famosa frase: “Você é o que você come”? Pois é, não existe outra mais verdadeira, pois tudo o que comemos funcionará de certa maneira no nosso organismo. Por exemplo, se nos enchermos de açúcar e gordura, além de ficarmos enormes, correremos sérios riscos de sofrermos de doenças e complicações na saúde. Por outro lado, se optarmos por uma alimentação saudável, o mesmo ocorrerá com o nosso corpo. Nesse estilo, ao longo de anos de estudos, cientistas descobriram grupos de alimentos que possuem determinadas funções no nosso organismo e, com isso, puderam formular uma dieta funcional, ou seja, que promove benefícios à saúde e um corpo em forma.

dietas-funcionais

O Que São Alimentos Funcionais

Antes de iniciar essa dieta, você deve saber o que são os alimentos funcionais. Como o próprio nome indica, são aqueles que possuem determinadas funções no nosso organismo, podendo ser divididos em fibras dietéticas, vitaminas, antioxidantes, bioativos de plantas, probióticos e minerais. Dentre os alimentos funcionais mais famosos temos: a aveia, que controla os níveis de colesterol ruim; as folhas do brócolis, que protegem o organismo contra o câncer; o mamão, poderoso antioxidante que ainda fornece ácido fólico para as futuras mamães; o abacate, que bloqueia a absorção de gorduras pelo intestino e o chá de hibisco, que serve como diurético, acabando com a retenção de líquidos.

Como Funciona a Dieta Funcional?

Na realidade, a dieta funcional funciona porque, quando nosso organismo trabalha adequadamente, temos como consequência a aceleração do metabolismo e o bom funcionamento do intestino, o que faz o corpo eliminar as toxinas maléficas. Dessa forma, acaba com os inchaços incômodos causados pela retenção de líquidos e. Assim, emagrecemos naturalmente e com saúde. Além do emagrecimento, a dieta funcional traz outros benefícios como um organismo livre de doenças, pele mais jovem e bonita, cabelos e unhas fortes e um melhor funcionamento cerebral.

Exemplo de Cardápio Para Dieta Funcional

Café da Manhã

  • Primeira Opção: 1 fatia de pão integral com 1 colher de café de requeijão light, 1 xícara de chá de leite de soja e 1 laranja.
  • Segunda Opção: 1 wrap integral com uma colher de sopa de queijo cottage light, 1 copo de 300 ml de leite de soja e meio mamão papaia.

Lanche da Manhã

  • Primeira Opção: 1 xícara de chá de hibisco e 3 cookies integrais sabor coco.
  • Segunda Opção: 1 copo de iogurte natural desnatado ou grego.

Almoço

  • Primeira Opção: 1 porção média de salada de mix de folhas verdes com tomate, 3 colheres de sopa de arroz integral, 1 concha de grão de bico cozido, 1 filé de peito de peixe ou frango grelhado e 1 taça de gelatina light.
  • Segunda Opção: 1 porção média de salada de mix de folhas verdes, 1 porção pequena de legumes cozidos no vapor, 1 filé médio de peixe grelhado, 1 copo de 300 ml de suco de laranja e 1 pera.

Lanche da Tarde

  • Primeira Opção: 1 copo de 300 ml de suco de abacaxi com gengibre e hortelã.
  • Segunda Opção: 1 copo de 300 ml de suco verde (couve, maçã e limão).

Jantar

  • Primeira Opção: 1 porção média de salada de mix de folhas verdes com legumes cozidos no vapor, 1 pequena porção de soja cozida e 1 filé de peito de frango grelhado.
  • Segunda Opção: 1 porção média de salada de cenoura com pepino ralados, 3 colheres de sopa de arroz integral, 1 filé de peito de frango grelhado e 5 morangos com creme de leite light.

Ceia

  • Primeira Opção: 1 xícara de chá verde.
  • Segunda Opção: meio mamão papaia.
Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios