Doença Celíaca: O que é e Como Tratar

A intolerância ao glúten é uma doença cada vez mais comuns na sociedade moderna. Conheça-a melhor para saber como tratá-la.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

A doença celíaca, é um mal que atinge cerca de 3% da população brasileira, nada mais é do que a famosa “intolerância ao glúten”. É uma doença, crônica e autoimune, congênita, isto é, que ocorre em pessoas geneticamente predispostas, que ataca o intestino delgado. A pessoa não digere, o corpo não aceita a ingestão do glúten.

doenca-celiaca

O Que é Glúten e Onde Está?

Glúten é um composto de proteínas presente em cerais como o trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Está presente em muitos alimentos no nosso cotidiano como pães, bolos, massas, pizzas, doces que são produzidos com farinha de trigo. Está presente também em bebidas alcoólicas como todas as cervejas, uísques, vodcas e demais bebidas destiladas derivadas de cereais.

Quando Surge?

Por se tratar de uma enfermidade congênita, a doença celíaca manifesta-se na maioria dos casos, na infância, logo entre o primeiro ao terceiro ano de vida. Quando as crianças começam a diminuir ou parar de mamar e já parte para alimentos comuns, especialmente alimentos que as crianças mais gostam como os derivados dos cereais descritos anteriormente.

Há pessoas em que a doença se manifesta na fase adulta, porém são casos mais raros.

É possível identificar logo na infância quando a criança chora muito, ou reclama de dores abdominais após refeições.

Sintomas

Os sintomas são variados e controversos, as vezes são confundidos com sintomas de doenças mais simples, é aí que reside o perigo, por isso consulte sempre um médico especialista na área gastrointestinal. Os mais comuns sintomas são: vômitos, diarreias por mais de 30 dias, inchaço do abdômen, emagrecimento brusco ou mesmo obesidade, falta de apetite, alterações de humor e irritabilidade, infertilidade, anemia, prisão de ventre, excesso de gases e flatulência. São sintomas comuns que podem muito bem ser confundidos com outros problemas.

Há ainda casos em que os sintomas são muito discretos, praticamente não aparentes, e isso requer cuidado. Por isso seu diagnóstico é demorado, e no caso das crianças pode ocasionar retardo no desenvolvimento. Em alguns casos, a doença só se manifesta na fase adulta.

O diagnóstico pode ser feito por exame de sangue, ou biópsia do intestino delgado através de uma endoscopia digestiva com recolhimento de amostra mucosa do intestino e se verifica a presença de linfócitos, ou seja, as células inflamatórias que apontam para a doença, uma vez que ela gera inflamação no intestino.

Se a pessoa for diagnosticada com essa doença, vai ser necessária uma grande mudança de hábitos, vai ter um pouco de trabalho na hora de escolher os alimentos, e fazer substituições na alimentação.

Alimentos Permitidos

Os portadores da doença celíaca podem comer praticamente tudo, exceto os carboidratos de trigo, aveia, cevada, malte. No mais podem comer: Frutas (todas); carnes de bovinos, suínos, caprinos, aves peixes, frutos do mar.

Pode ainda comer hortaliças como cenouras, folhas em geral, legumes, soja ervilhas, lentilhas, feijões de todos os tipos, grão de bico.

Pode ainda consumir laticínios em geral, porém observem as embalagens, alguns tipos de requeijão cremoso podem conter glúten, por isso observem bem as embalagens.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios