Fome ou Ansiedade? Como Controlar o Desejo

A ansiedade gera a vontade de comer, mesmo que não estejamos com fome. Por isso, é preciso aprender a controlá-la.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Dicas

Você já sentiu uma vontade de louca de comer algo mesmo estando sem fome? E percebeu que, geralmente, ela vem após uma crise maluca de ansiedade? Pois é, muitas vezes, acabamos ganhando peso simplesmente por falta de controle emocional gerado pela ansiedade excessiva. O pior é que esse sentimento faz com que comamos muito mais que o necessário, e comidas gordas como doces, salgados e apimentados, porque o desejo por sabores diferentes toma conta do nosso ser. Se você sofre com esse mal, saiba distinguir fome da ansiedade e aprenda a controlar os seus desejos.

fome-ou-ansiedade

Fome ou Vontade de Comer?

Primeiramente, você tem que aprender a distinguir a fome da vontade de comer. A fome acontece quando passamos muito tempo sem nos alimentar. Então, o estômago passa a informação para o cérebro e começa a roncar, exigindo comida para suprir o corpo de energia. Por outro lado, a vontade de comer ocorre quando estamos nervosos e imaginamos o que queremos comer, sentindo uma vontade incontrolável de comer, principalmente alimentos fortes e bem temperados.

Controle Suas Emoções

Às vezes não é fácil controlar a ansiedade, seja por causa de uma prova que está por vir, por um trabalho a ser terminado ou porque o gato ainda não ligou. Você deve aprender a se controlar e se focar em seus objetivos. Para tanto, assim que pintar aquela vontade de comer por causa dos seus nervos descontrolados, experimente contar até 10 ou distrair a mente com outros assuntos, nem que tenha que ligar a televisão, acessar o Facebook ou ouvir uma boa música. Com isso, você perceberá que se esquecerá daquela vontade e simplesmente ficará sem ingerir calorias inúteis.

fome-ou-ansiedade1

Que Tal Uma Meditação Ou Yoga?

Agora, se você tiver dificuldade em se distrair, que tal se inscrever em um curso de Yoga ou de Meditação? Essas práticas são ótimas para o controle das emoções através do equilíbrio mental. Massagens relaxantes também são maravilhosas quando o assunto é desestressar. Portanto, não importa qual a atividade escolhida, pois você precisa, acima de tudo, se ajudar.

Saia do Lugar!

Quanto mais tempo você ficar parada, maior será a sua ansiedade e, consequentemente, a vontade de comer alimentos fortes e prejudiciais à saúde e à forma física. Sendo assim, pratique algum esporte ou atividade física, nem que seja dar voltas no quarteirão da sua casa. O esporte libera endorfina no corpo, o hormônio do prazer e da alegria. Dessa forma, você manda a ansiedade embora e come somente o necessário.

Geladeira Vazia, Sempre!

Se você sente desejo por sorvete, abre a geladeira e encontra um pote: pronto! Sua dieta já era! Por isso, se você pretende controlar a sua boca e o seu peso, mantenha a geladeira vazia, apenas com o essencial para a sua sobrevivência durante a dieta, ou seja, com alimentos saudáveis e leves. Quando sua geladeira está cheia, a probabilidade de se alimentar mal é muito maior, pois se você tiver que sair de casa para comprar o que tem vontade, sentirá preguiça e preferirá ficar onde está, não é mesmo?

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios