Lista de Alimentos Sem Glúten

Saiba quais são os alimentos ricos em glúten para retirá-los da sua alimentação.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Dicas

Nos últimos anos muito se falou e ainda se fala a respeito do glúten, um composto natural de proteínas presente no amido e farinhas de trigo, cevada, aveia, malte e centeio. O glúten também o responsável por dar aquela elasticidade nas massas de macarrão, lasanha e da maciez dos bolos e tortas. O glúten ainda está presente em quase ou todos os tipos de cervejas, ainda que sejam cervejas feitas de milho, o glúten é acrescentado para dar um aspecto viscoso. Essas proteínas são chamadas prolamina e glutelina. No entanto, há pessoas que portam uma doença autoimune chamada de doença celíaca, é uma doença crônica que afeta o intestino delgado dos seus portadores, essa é a famosa “intolerância ao glúten”. Essa intolerância é natural e permanente. E quando uma pessoa portadora desse mal consome alimentos com glúten acabam por ter fortes dores abdominais, diarreias, enjoos e ainda impede que o intestino absorva muitos outros nutrientes vitais, ainda que presentes no próprio alimento que naturalmente produz o glúten. Fora isso, há muitas dietas elaboradas por médicos e nutricionistas com o intuito de emagrecer, visto que a eliminação do glúten ajuda muito no processo de emagrecimento. Assim, quem quer emagrecer ou porta essa doença celíaca vai ter de aprender a conviver sem o famoso, amado e temido e às vezes odiado glúten, vez que ele está em muitos alimentos do dia a dia.

lista-de-alimentos-sem-gluten

Farinha de Arroz

Se você quer se deliciar com uma boa macarronada ou um delicioso pão com aquele caldinho do bife, ou aquele molho da carne de panela, procure produtos a base de farinha de arroz. O arroz é totalmente sem glúten. Uma boa travessa de yakibifun para quem tem intolerância ao glúten vai muito bem. Para quem não sabe, yakibifun é uma prato parecido com yakisoba, só que o macarrãozinho (bifun), é bem fininho e feito com farinha de arroz, e nele você mistura bacon, ovos mexidos, cebolinha, salsinha, é uma delícia.

Cuidado

Embora a exclusão do glúten auxilie na perda de peso, especialistas atentam que a falta dele para pessoas que não têm intolerância a ele, pode ocasionar algumas doenças crônicas também, esse tema requer bastante atenção e pesquisa, pois se você não tem a doença celíaca não há necessidade para excluí-lo totalmente, o organismo também precisa dele em doses moderadas.

Ainda alertam que para a perda de peso não é recomendado excluir totalmente o glúten porque a falta dele em quem não tem intolerância, vai fazer a pessoa comer mais outros tipos de alimentos em demasia. O que falta em um alimento ou grupo de alimento, as vezes compensam comendo mais e a dieta acaba por detonada.

No mais, carnes, peixes, ovos, mandioca, milho, quinoa, frutas, legumes e verduras, farinha de arroz, mandioca, amêndoa, milho, feijão, ervilha, soja, inhame, arroz, milho, amaranto, araruta, trigo sarraceno, amido de milho (popular maisena), tapioca, fécula de batata, polenta, sal, açúcar, chocolate em pó, cacau, gelatina, óleos, azeite, manteigas, margarinas, dentre outros tantos. Há ainda alimentos industrializados que já vêm com a informação “sem glúten” nas embalagens.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios