Maneiras de Preparar Pipoca Saudável Salgada

Nada como comer uma deliciosa pipoca assistindo um filme. Melhor ainda se ela for saudável e light.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição, Petiscos, Receitas Funcionais

Por muito tempo a pipoca foi tida como uma vilã da boa forma e das dietas. Recentemente, descobriu-se o contrário! Sim, é pacífico o entendimento entre os nutricionistas que ela pode ser aliada da dieta porque é fonte de amido e energia para os músculos, desde que preparada de modo saudável, sem gorduras, óleos saturados, manteigas e bacon. Essa maneira você vai ter de deixar de lado por um bom tempo se está procurando uma dieta para perder peso. Por isso, hoje vamos dar várias dicas para que você prepare uma pipoquinha saudável para aliar à sua dieta sem ficar com o corpo e consciência pesados. Ela é fonte de fibras, faz bem à saúde, previne doenças e até não engorda, observando as maneiras saudáveis de preparo. Repare que, como todo derivado do milho, ela também promove uma boa sensação de saciedade e é aliada da boa saúde e bom funcionamento intestinal:

maneiras-de-preparar-pipoca-saudavel-salgada

Trocando o Sal

Substitua o sal comum tradicionalmente adicionado para dar sabor, substitua-o sal do Himalaia com ervas aromáticas comuns nas cozinhas, as famosas especiarias, tudo para deixar mais saudável. O sal comum contém muito sódio, por isso convém fazer esta substituição, mais as ervas.

Pipoca Sem Óleo

Há varias maneiras de preparar uma porção de pipoca saudável sem óleo. A primeira delas é a seguinte:

Ingredientes:

  • 1 xícara de milho pipoca;
    2 colheres de sopa de água, para substituir o óleo.

Modo de preparo:

Preaqueça uma frigideira pequena com as duas colheres de sopa de água até que esta água apresente aquelas pequenas bolhas antes de ferver, aquelas minúsculas bolinhas que indicam que a água está sendo aquecida que aparecem no fundo da frigideira. Em seguida, adicione o milho e abafe com a tampa e espere até que o milho comece a estourar e aguarde todo o processo. Nesse caso, é só substituir o óleo pela água. Às vezes, esse processo pode dar errado, devido ao fator temperatura, pois em casa não temos como controlar certo a temperatura da frigideira como uma máquina própria para fazer pipoca, mas não custa tentar, o jeito é fazer até acertar e marcar bem a receita. Depois adicione o tempero com sal marinho ou do Himalaia como alternativa saudável.

Pipoca No Microondas

Outra maneira fácil e menos suscetível a erro é preparar a pipoca numa daqueles saquinhos marrons de pão, aquele saco de pão tradicional.
Basta colocar uma xícara de milho no saquinho de pão, fechar bem a boca do saco para a pipoca não escapar e levar ao micro-ondas por 3 minutos e pronto. Aí é só se deliciar.

Temperando a Pipoca

Para temperar a pipoca, deixe preparada uma mistura de sal marinho ou sal do Himalaia triturado à seco no liquidificador com alguns temperos da sua cozinha. Bata o sal com orégano, açafrão, ou curry, mas cuidado com a quantia porque o curry em pó é muito forte. Bata tudo e guarde num potinho porque pode ser utilizada essa mistura para temperar outras coisas. Escolha uns condimentos saudáveis para triturar com o tipo de sal aqui indicado e sempre que precisar para fazer outro prato, já está com seu condimento saudável à sua disposição. Experimente, é uma delícia!

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios