Nutrição Funcional: Alimentos Recomendados

Alguns alimentos são capazes de prevenir ou até de reverter alguns distúrbios ou doenças. Saiba quais são eles aqui.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

A Nutrição Funcional é uma linha de trabalho alimentar que tem por objetivo identificar de forma personalizada quais os tipos de alimentos serão ministrados a uma pessoa de acordo com suas características fisiológicas e metabólicas.

Às vezes, um alimento poder ser saudável para uma pessoa e, ao mesmo tempo, maléfico para outrem. Temos como exemplo o caso das pessoas com hipotireoidismo. Portadores desse problema não podem comer brócolis. Para constatar e identificar o que uma pessoa deve comer durante sua dieta funcional, deve-se antes consultar um profissional de nutrição ou um médico para uma varredura criteriosa do funcionamento do seu corpo. É um tipo de nutrição focada na pessoa e não no problema em si. No entanto, segue abaixo alguns exemplos de alimentos ou bebidas funcionais mais corriqueiros, e caso você saiba que não tem problema com alguns deles, pode desde já consumi-los sem problema.

nutricao-funcional-alimentos-recomendados

Café

Muita gente pensa que o café faz mal, mas isso sofreu grandes mitigações. O que faz mal no café é o açúcar refinado que colocamos nele que, além de estragar seu sabor natural, o famoso “amargão”, o ato de colocar açúcar demais no café, além de fazer mal para o estômago provocando azias, tira dele toda propriedade que ajuda no controle do diabetes. O café, por ser um estimulante, acelera o metabolismo e, por isso, é um forte aliado no combate ao diabetes.

Procure tomar um cafezinho sem açúcar. Ou senão, pouquíssimo açúcar para “quebrar” o fel ou opte por adoçá-lo com mascavo, mel ou um pedacinho de rapadura, que tem praticamente a mesma forma do açúcar mascavo, além de deixar o café com aquele sabor de fazenda.

Confira um vídeo sobre o café na dieta funcional:

Amêndoas e Castanhas

Além de serem grandes antioxidantes e esteroides naturais, contêm nutrientes que ajudam o corpo a ser mais sensível à insulina. Com isso, o organismo processa melhor os níveis de açúcar no corpo devido à presença de cromo e zinco que as castanhas têm.

nutricao-funcional-alimentos-recomendados1

Farinha de Feijão Branco

Essa farinha possui um poder muito interessante: ela consegue bloquear parte dos carboidratos e, consequentemente, menos açúcar vira gorduras no nosso corpo. Isso se deve à presença de faseolamina, uma proteína que age dessa maneira. Essa farinha não tem gosto de nada, e pode ser jogada em cima da comida no prato, uma colher de sopa apenas. Basta pulverizar sobre o alimento.

Farinha de Casca de Maracujá

Esse produto é facilmente encontrado em casas de artigos naturais para nutrição. Essa farinha tem a capacidade de acumular água em forma de gel durante e digestão, tornando-a um pouco mais lenta. Porém, é saudável por causa das fibras de pectina que ela possui. Essa fibra se transforma num gel viscoso que reduz o tempo de absorção dos carboidratos simples pelo intestino, e com isso, controla o diabetes. Sua utilização também se dá pela pulverização dessa farinha sobre a comida, só esparramar uma colher de sopa sobre o arroz, feijão e pronto, o sistema digestivo cuida do resto.

Veja um vídeo sobre Farinha do Bem:

Como é fácil manter uma alimentação saudável, não é? Temos uma infinidade de alternativas e recursos naturais para mantermos uma boa forma. Então, com essas dicas, corra já até uma loja de produtos naturais e mãos à obra! Aproveite esse tempo mais frio para atividades físicas porque a queima de calorias é maior. E, aliando-as a essa dieta funcional, estará bonita para atacar no verão!

Principais Substituições na Nutrição Funcional

Fizemos um post especial com as principais substituições sugeridas pela nutrição funcional. Confira!

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios