Nutrição Funcional: Ideias De Cardápio

Para fazer uma dieta funcional, opte por alimentos orgânicos para compor os seus pratos de maneira bem colorida e alegre.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

A nutrição funcional tem como objetivo ajudar as pessoas a se alimentarem nutritivamente a fim de terem menos problemas de saúde ou para emagrecerem. Para tanto, utiliza de alimentos chamados funcionais, ou seja, aqueles que apresentem alguma função para determinados órgãos para que eles funcionem adequadamente. Com isso, é possível reverter alguns quadros de distúrbios e até prevenir o aparecimento de algumas doenças.

Porém, antes de iniciá-la, consulte um bom nutricionista funcional, que poderá fazer os exames necessários para formular o seu cardápio diário de acordo com o seu objetivo. Ela tem apresentado muitos resultados positivos para a saúde e, por isso, ganhou inúmeros adeptos ao redor do mundo. Assim, é importante seguir um cardápio repleto de alimentos funcionais para manter a sua saúde em cima e, de quebra, o seu corpo.

Como exemplo, sugerimos algumas ideias de cardápios funcionais:

nutricao-funcional-ideias-de-cardapio

Café Da Manhã

Essa é a principal refeição do dia, pois é o período em que o corpo está descansado e precisando de energia para realizar todas as suas funções. Portanto, deve ser bem caprichado, com todos os tipos de nutrientes, vitaminas e minerais. Por isso, grãos, frutas e proteínas são essenciais. Coma à vontade!

Entre as melhores sugestões estão:

  1. Chás energéticos (verde, gengibre, infusão de ervas, Earl Grey e rooibos);
  2. Pão integral (duas fatias) com queijo branco e peito de peru, papaia com aveia em flocos e limonada suave com bem pouco açúcar (preferencialmente mascavo ou cristal).
  3. Você também pode optar por uma salada de frutas, um omelete com queijo branco e peito de peru, 1 copo de suco de laranja e 1 copo de leite desnatado com uma colher de aveia.
  4. Sucos Detox

Receitas:

Vídeos

Lanche Da Manhã

Entre o almoço e o café da manhã, é importante se alimentar para que o seu organismo não entenda que está em período de escassez, reservando os nutrientes, ou seja, acumulando gordura.

No entanto, opte por alimentos leves como:

  1. 1 maçã,
  2. 1 pera
  3. 3 pedaços de cenoura cortada em palitos.

Almoço

Para repor os nutrientes perdidos até então, faça um prato que contenha carboidratos, proteínas, vitaminas e grãos. Ou melhor, um prato bem colorido com saladas em geral, temperadas com limão e azeite; feijão com arroz integral, frango ou bife sem gorduras grelhados, abobrinha, brócolis ou cenoura refogados.

Algumas dicas:

  1. Fibras, fibras, fibras: feijão, brócolis e outros alimentos ricos em fibra são importantíssimos
  2. Carboidratos completos: arroz integral, mandioca, inhame, batata doce
  3. Proteínas magras: ovos, frango  e principalmente peixe
  4. Vegetais e legumes: uma boa dica é preencher 80% do prato com alimentos da terra

Receitas:

Vídeos:

 

nutricao-funcional-ideias-de-cardapio1

Lanche Da Tarde

Após 3 horas do almoço, faça um pequeno lanche com o mesmo propósito do lanche da manhã, com alimentos leves como leite sem lactose ou de soja batidos com maçã ou papaia ou 1 copo de salada de frutas.

Jantar

Para finalizar o dia, coma apenas o necessário para acabar com a fome, preferencialmente com alimentos leves e com poucas calorias, afinal, comida pesada à noite é um problema. Boas sugestões são: salada de ervilhas frescas ou em conserva ou de soja com cenoura com azeite e limão; escabeche ou atum; purê de batatas ou de abóbora; escarola refogada; salada de frutas; suco de frutas.

Ceia

E se sentir um pouco de fome antes de se deitar, opte por 1 copo de leite desnatado sem lactose com 1 colher de sopa de aveia (se quiser adoçar, use mel) ou 1 metade de mamão ou 1 fatia de melão.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios