Quantas Porções de Fruta Comer Por Dia?

Diversifique as suas porções de frutas e divida-as ao longo do dia para nutrir constantemente o seu organismo e ser saudável.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Dicas

As frutas são essenciais em nossa alimentação, pois nos fornecem vários nutrientes, vitaminas e minerais que favorecem o bom funcionamento do nosso organismo. Entretanto, se você quiser manter o corpo esbelto e saudável, não é recomendável abusar na quantidade a ser ingerida. Como é de praxe, costumamos ler em revistas, jornais ou em sites para comermos tantas porções de melão, tantas de melão, tantas de melancia entre outras, sem nem ao menos imaginarmos a quanto equivale uma porção. Portanto, antes de você saber quantas porções de fruta comer por dia, saiba o que é exatamente uma porção.

quantas-porcoes-de-fruta-comer-por-dia

O Que é Porção

Grande parte da população certamente desconhece o que é uma porção, mesmo estando acostumada a ouvir, ler e falar essa palavra. Com relação às frutas, cada porção é definida conforme a fruta e suas calorias. Por exemplo: uma fatia de mamão formosa, uma maçã, um cacho pequeno com 10 a 12 uvas ou meia manga. Se preferir, os sucos naturais também contam como porção, porém, é preciso tomar cuidado, pois para fazer um suco, é preciso usar muito mais frutas, o que equivale a mais frutose, o açúcar natural contido nas frutas, ou seja, é calórico e capaz de desencadear o diabetes. Além disso, o suco não preserva as fibras tão importantes que as frutas in natura têm.

Qual o Número de Porções de Frutas Deve Ser Consumido Diariamente?

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 5 porções de frutas por dia, que devem ser distribuídas ao longo do dia, ou seja, nas 3 refeições grandes e nas intermediárias. Além disso, é importante variar as frutas, pois cada uma possui nutrientes, vitaminas e minerais específicos. Portanto, faça porções bem coloridas. O ideal é você deixar frutas cortadas em salada de fruta e congelá-las para que possam ser consumidas diariamente. Isso se você não tiver tempo, caso contrário, o ideal é consumi-las frescas, tiradas da fruteira colorida e fresca.

quantas-porcoes-de-fruta-comer-por-dia1

Como Selecionar as Frutas

Se você é diabético, tome cuidado ao escolher as suas frutas, já que várias delas são ricas em frutose, ou seja, açúcar. Dessa forma, converse com o seu médico antes de começar a ingerir grandes quantidades de frutas. Mas se você não é diabético, prefira sempre as frutas da época que, além de estarem mais bonitas, estão mais saborosas e baratas. Sorte a nossa termos nascido em um país tropical, onde temos abundância de frutas coloridas e deliciosas! Assim, podemos fazer saladas de frutas bem vivas e recheadas de nutrientes essenciais para o nosso corpo.

Como Consumir As Frutas

Se você se cansou de comer as frutas sempre do mesmo modo, use a sua imaginação. Há muitas pessoas que não gostam de misturar salgado com frutas, mas fica uma delícia. Talvez seja a falta de costume, mas quando o seu paladar se acostumar, ficará maravilhosa aquela salada com maçã, uva, manga ou banana, a deliciosa farofa com uva passa e o porco assado com maçã, pêssego e abacaxi. Elas também ficam uma maravilha em vitaminas, gelatinas e doces, deixando tudo mais gostoso e bonito.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios