Quantidade Ideal de Água Por Dia

Vários fatores contribuem para o cálculo da quantidade de água diária a ser ingerida por cada indivíduo.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

“Água é Vida”, não é mesmo? Com certeza, pois mais de 60% do corpo humano adulto é composto por esse líquido incolor, inodoro e insípido, sendo, portanto, imprescindível para a nossa sobrevivência. No entanto, há pessoas que não conseguem ingerir a água pura, talvez pela falta de sabor ou cheiro e, por outro, lado há as que bebem água em demasia, o que também pode causar problemas de saúde. Portanto, saiba qual é a quantidade ideal de água por dia para que o seu organismo continue saudável.

quantidade-ideal-de-agua-por-dia

Um Pouco de Matemática

A maioria dos nutricionistas recomenda a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, porém, como vários fatores contribuem para o cálculo correto para cada indivíduo como peso, idade, prática de atividades físicas, problemas de saúde entre outros, há uma continha que pode ser feita facilmente: basta multiplicar o seu peso por 35. Por exemplo, se você pesa 60 quilos, o cálculo será o seguinte: 60 x 35 = 2100, ou 2,1 litros de água por dia.

E Se Eu Costumo Fazer Atividades Físicas?

Durante a prática de atividades físicas, eliminamos suor, que é praticamente todo formado por água. Por isso, é importante repor a água perdida. Para tanto, é muito importante que você se pese antes e após os exercícios. Isso quer dizer que, quando você perde meio quilo, eliminou cerca de 480 a 500 ml de água, quantidade que deve ser imediatamente reposta. Além disso, conforme as Diretrizes Brasileiras de Medicina Esportiva, o ideal é que se beba entre 250 a 500 ml de água 2 horas antes de iniciar o treino e, durante os exercícios, um gole a cada 15 ou 20 minutos após o seu início.

quantidade-ideal-de-agua-por-dia1

Moro Em Uma Cidade Muito Quente. Preciso de Mais Água?

Com certeza, pois é a mesma lógica usada para quem pratica atividades físicas. Se você mora em um local quente, certamente suará mais e, consequentemente, precisará repor mais líquido no organismo. Desse modo, sempre ande com uma garrafinha de água por onde quer que vá.

Acho Que Bebo Água Demais. Faz Mal?

Infelizmente, sim. Água em excesso faz com que haja um desequilíbrio de minerais como o potássio e o sódio no organismo, o que pode levar a quadros de câimbras, arritmias cardíacas, alteração na pressão arterial e até paradas cardíacas. Contudo, não tenha medo, pois para que esses quadros se instalem, é necessário ingerir cerca de 7 litros de água por dia, o que é quase impossível.

Adoro Comer Porcarias. Isso Influencia?

Se a sua dieta é rica em sódio, seja em forma de sal de cozinha, temperos prontos, salgadinhos, fast food ou refrigerante, seu rim precisará de muito mais água para filtrar essas substâncias. Então, ou você muda a sua dieta ou passa a beber mais água para não ter problemas de saúde.

Não Gosto de Água. E Agora?

Nada substitui a água pura, mas se você não gosta de beber água, há uma solução: frutas, verduras e legumes contêm uma grande quantidade do líquido e, portanto, podem substituir uma parte a ser ingerida diariamente. Mas fique atento, porque é só uma parte. Sucos naturais, chás e sopas também são ricos em água, porém, para completar a dose diária, é preciso aprender a tomar água natural.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios