Receita Caseira de Pasta de Amêndoas

As amêndoas contêm inúmeras propriedades boas para a saúde e, portanto, é preciso incluí-la nas suas refeições. Um dos melhores modos é com a deliciosa pasta de amêndoas.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Doces, Petiscos, Receitas Funcionais

Rica em nutrientes, vitaminas, proteínas, fibras e gorduras boas, a amêndoa é considerada um super alimento para quem pretende viver com saúde e manter o corpo em forma. E se você é fã da famosa pasta de amendoim, saiba que a pasta de amêndoas é uma ótima alternativa, pois a primeira é mais gordurosa, apesar de ser bastante saudável também. Então, alterne as 2 pastas no café da manhã ou no da tarde para não enjoar do sabor. Agora, aprenda a fazer uma receita caseira de pasta de amêndoas de fazer lamber os dedos!

Receita-Caseira-de-Pasta-de-Amêndoas

Pasta de Amêndoas

Ingredientes:

  • 3 xícaras de chá de amêndoas frescas inteiras
  • Óleo de coco a gosto

Modo de Preparo:

Você pode optar por fazer uma pasta com amêndoas torradas ou cruas. Para as torradas, coloque as amêndoas no forno pré-aquecido a 180ºC, deixando-as por aproximadamente 5 minutos ou até que fiquem bem sequinhas. Coloque-as no liquidificador ou no processador de alimentos para triturá-las e, enquanto isso, vá regando a mistura com um fio de óleo até que ganhe a consistência desejada. Quando precisar, empurre a massa acumulada nos cantos do liquidificador ou do processador para baixo para que ela se torne homogênea. Então, basta guardar a sua pasta em um pote de vidro com tampa em local seco, arejado e longe do sol.

Amêndoas Para o Coração

As amêndoas contêm substâncias que ajudam a reduzir o mau colesterol (LDL) e aumentar o colesterol saudável (HDL). Com isso, é possível prevenir os ataques do coração, principalmente porque as artérias são desobstruídas, deixando o sangue passar livremente. Se você combinar o consumo de amêndoas com o de carboidratos, poderá reduzir em até 35% as chances de problemas cardíacos.

Amêndoas Contra o Câncer

Os radicais livres são os responsáveis pelo aparecimento de células cancerígenas e, para nos livrarmos deles, é preciso ingerir antioxidantes, que existem em grandes quantidades nas amêndoas. E eles não só previnem o seu aparecimento como também recuperam as células já danificadas. E como elas são ricas em fibras, varrem as toxinas encontradas no cólon que causam o cancro nessa região.

Ossos e Dentes Fortes

Por ser uma ótima fonte de cálcio, a amêndoa fortalece os ossos e os dentes. Isso quer dizer que 1 xícara de chá do produto contém 243 miligramas de cálcio, ou seja, 24% da ingestão diária necessária do mineral. Ela ainda é rica em magnésio e fósforo, 2 minerais que nutrem os ossos, prevenindo a osteoporose.

Amêndoas e Gravidez

O folato é um nutriente indispensável para as grávidas, pois ajuda o bom desenvolvimento do feto. Com a sua falta, pode haver um mau desenvolvimento cerebral e da medula espinhal da criança. Assim, se você estiver grávida, saiba que 1 xícara de chá de amêndoas contém 46 mcg de ácido fólico, ou 12% da ingestão diária necessária.

Pele Bonita Com Amêndoas

Rica em vitamina E, a amêndoa melhora a saúde da pele, tornando-a mais elástica e flexível, o que previne o aparecimento de linhas de expressão e rugas. Como ela é um antioxidante, protege a pele contra os radicais livres, mantendo-a sempre bonita, macia e livre dos sinais do tempo.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios