Receita Caseira de Pasta de Amendoim

A pasta de amendoim é uma ótima alternativa para o café da manhã e da tarde, enchendo a vida de saúde e sabor.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Petiscos, Receitas Funcionais

Quem não gosta de morder um amendoim enquanto assiste a televisão, conversa com os amigos ou para acalmar a fome? Imagine essa delícia em forma de pasta para passar na torrada, no pão ou no queijo? Tudo fica ainda mais delicioso com a pasta de amendoim, a preferida dos norte-americanos. Apesar de ser super calórico, quando consumido com moderação, o amendoim oferece inúmeros benefícios ao nosso organismo. E para melhorar, a pasta de amendoim pode ser preparada em casa, sem muitos segredos ou dificuldades. Quer saber como fazê-la? Então, veja abaixo a receita caseira de pasta de amendoim:

receita-caseira-de-pasta-de-amendoim

Pasta de Amendoim

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de amendoim torrado sem sal e sem pele
  • 1 colher de chá de açúcar cristal, mascavo, demerara, de coco ou mel
  • 1 colher de chá de óleo de coco

Modo de Preparo:

Para que os amendoins soltem o óleo, coloque-os em uma forma e leve-a ao forno a 180ºC por cerca de 5 minutos. O objetivo aqui é somente esquentar e não, torrar. Então, bata-os no liquidificador ou no processador até que se transformem em uma pasta. Depois, adicione o óleo de coco e o açúcar e misture bem. Você pode armazenar a sua pasta de amendoim e um pote de vidro esterilizado fora da geladeira para não endurecer. Porém, deixe-o em local fresco e longe do sol e da umidade.

Amendoim Para o Coração

Para quem está de dieta, o amendoim pode ser um grão bem calórico, pois 100 gramas do produto contêm 600 calorias. Por outro lado, ele é rico em vitaminas e minerais essenciais ao nosso organismo como o cálcio, o zinco, o ferro, o magnésio e o fósforo. Como possui grandes quantidades de ácidos graxos monoinsaturados, o amendoim reduz os níveis do colesterol ruim, prevenindo doenças coronárias. Também contém antioxidantes, vitamina E, resveratrol e aminoácidos que trabalham em conjunto para diminuírem os riscos de doenças cardíacas e de derrames.

Amendoim Contra o Câncer

Antioxidantes como o ácido oléico presente no amendoim inibe o crescimento de tumores porque restringe o metabolismo das células cancerosas. Outro antioxidante é o poli-fenólico, que reduz as chances de câncer de estômago. Já o ácido fólico, os fitosteróis, o ácido fítico e o resveratrol, ajudam a prevenir o câncer de mama.

Amendoim Para a Memória

Os bioflavóides melhoram o fluxo sanguíneo no cérebro e a niacina coopera no desencadeamento da memória e para o aumento das atividades cerebrais. Por sua vez, a vitamina B2 mantém as funções cognitivas, reduzindo o aparecimento do Mal de Alzheimer e de outras doenças nervosas degenerativas.

Emagreça Com Amendoim

Embora seja rico em gorduras e calorias, é possível perder gordura comendo amendoim, principalmente na região abdominal. Isso porque ele contém ácidos graxos monoinsaturados, que reduzem a gordura localizada na barriga. Ele provoca a saciedade e aumenta a velocidade do metabolismo, o que auxilia na perda de peso. Contudo, tenha cuidado com as quantidades de amendoim, ou seja, coma um punhado do grão torrado e sem sal, ou com pouco sal, apenas para dar o sabor. Se preferir, coloque um pouco de alho torrado, que fica uma delícia!

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios