Substituições Para o Açúcar

Você pode optar por um substituto do açúcar da cana tanto para ter uma silhueta mais esbelta quanto para ter mais saúde.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Dicas, Nutrição

Açúcares nada mais são do que carboidrato. Açúcar é o termo mais comum para se referir a eles. E os carboidratos são dos seguintes tipos: glicose, frutose, maltose, lactose e sacarose. Esses elementos, quando consumidos em demasia, provocam a obesidade e tudo quanto é problema de saúde, como diabetes, pressão alta, gorduras viscerais dentre outros tantos. Para evitá-los ou se você já possui alguma dessas doenças, veja como podem ser realizadas as substituições para o açúcar, sem ao menos alterar o sabor dos alimentos:

Substituições-para-o-açúcar

Usar Adoçantes Nem Sempre é a Melhor Solução

Infelizmente, nem todos os substitutos do açúcar são encontrados facilmente, pois nas prateleiras de supermercados ou farmácias, os mais famosos são os adoçantes dietéticos à base de sacarina e optar por eles nem sempre é a melhor solução porque não contêm minerais importantes e geram uma certa carência deles no organismo, que passa a não funcionar adequadamente.

Substitutos Naturais do Açúcar

Dessa maneira, o melhor a fazer é sair em busca de adoçantes naturais que contenham todos os minerais necessários para manterem o organismo saudável e cheio de vida. Apesar de terem um alto custo por ainda não serem tão popularizados, vale a pena investir neles se pretende ter uma vida com menos doenças e problemas de falta de nutrientes.

Estévia

Esse é um adoçante natural extraído da planta estévia, ou Stevia rebaudina, mais encontrada no Estado do Paraná e no vizinho Paraguai. Essa planta é conhecida antiga dos povos indígenas e é muito utilizada para adoçar suas comidas e chás. O INMETRO informa que a estévia é 300 vezes mais adoçante que o açúcar comum, e por ser natural e inofensiva à nossa saúde, é muito utilizada hoje na indústria de alimentos e chicletes. O instituto informa ainda que  apenas 15 mg de estévia equivalem a uma colher de sopa de açúcar comum. Além disso, é um antioxidante, que previne várias doenças e mantém a pele e o organismo jovens por mais tempo.

Substituições-para-o-açúcar1

Açúcar de Coco

O açúcar de coco se tornou um dos queridinhos de quem está de dieta e também por aqueles que buscam mais saúde ou que não podem ingerir o açúcar da cana. Isso porque ele contém um índice glicêmico baixíssimo, além de inúmeras vitaminas que são conservadas por não ser tão refinado quanto o açúcar branco.

Xilitol

Este elemento é um tipo de álcool extraído da glicose e da sacarose das frutas, sendo utilizado para matar as bactérias que provocam as cáries, e também pode ser utilizado para combater sinusite e infecções do ouvido. Ele ainda não depende da insulina para ser metabolizado pelo corpo, assim, portadores de diabetes I e II podem ingeri-lo a vontade. Além disso, auxilia a absorção de cálcio pelo corpo, o que combate a osteoporose.

Agave

É uma planta robusta que parece o nosso cisal. O agave é encontrado principalmente no México e nos Estados Unidos e produz um tipo de mel, um néctar grosso parecido com um xarope que se forma em seu interior antes de sua florada. Esse mel tem alto poder adoçante e baixo índice glicêmico, entre 20 e 30, e uma colher de sopa do mel de agave tem em torno de 20 calorias apenas. E tem algo curioso: o agave tem um tipo chamado Agave tequilana, que fornece uma seiva que é utilizada para produzir a tequila.

Você sente muita vontade de comer doces?

Leia nossas receitas de sobremesas saudáveis para matar o desejo por doces:

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios