Suplementação da Nutrição Funcional

Para que alguns processos químicos ocorram no organismo, é necessário ingerir alguns suplementos específicos.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

Partindo do pressuposto de que cada indivíduo é único no mundo, surgiu a Nutrição Funcional, que age na prevenção e até na reversão de algumas doenças ou distúrbios como o diabetes, a hipertensão e a obesidade.

Para tanto, são realizados exames clínicos e laboratoriais detalhados, além de longos questionários sobre a vida emocional, social, econômica e medicamentosa de cada paciente para que seja compreendido o funcionamento do seu organismo, afinal, nem toda dieta que funciona para uma pessoa tem os mesmos resultados com outras, mesmo sendo seguida identicamente. Para tanto, são prescritos alimentos funcionais e suplementos que ajudam a equilibrar os processos bioquímicos do organismo, eliminando as toxinas para o ganho de vitalidade e saúde. Nesse artigo, você conhecerá como funciona a suplementação da Nutrição Funcional.

suplementacao-da-nutricao-funcional

Equilíbrio Nutricional

Para que o organismo funcione adequadamente, é preciso chegar ao equilíbrio bioquímico e psíquico, que pode ser alcançado através de uma alimentação que contenha todos os nutrientes necessários para cada indivíduo. No entanto, nem todo alimento é capaz de agir sozinho, mas sim em conjunto com outros e, às vezes, com a ajuda de alguns suplementos, sendo os mais conhecidos:

Probióticos

Usados para facilitar a digestão e o trânsito intestinal, os probióticos são um dos suplementos funcionais mais recomendados pelos nutricionistas, pois agem inibindo o aparecimento de bactérias maléficas ao intestino, ativando a imunidade humoral e celular e aumentando o potencial de digestão da lactose.

Como tomar:

Normalmente, é receitado 1 envelope de probiótico a ser usado antes de dormir.

Pó de Maca

Se você pretende se tornar mamãe, e com saúde, inclua 1 colher de chá desse suplemento no seu suco detox em jejum. Com isso, você terá bastante disposição durante todo o dia, principalmente para malhar, e ainda estará mais fértil para uma futura gravidez.

Como tomar:

1 colher de sopa no suco detox ainda em jejum

suplementacao-da-nutricao-funcional1

Enzimas

Quando algumas reações químicas que deveriam acontecer naturalmente no organismo não acontecem, são recomendadas as enzimas, substâncias orgânicas com funções catalizadoras, ou seja, que realizam esses processos químicos, facilitando a digestão e acelerando o metabolismo.

Como tomar:

Os nutricionistas costumam recomendar 1 envelope para antes do almoço e 1 envelope para antes do jantar.

Glutamina

O objetivo desse aminoácido é servir como fonte de energia para que o sistema imunológico funcione adequadamente, o que traz mais vitalidade. Ela é muito recomendada para quem frequenta a musculação e pretende ter músculos grandes e fortes.

Como tomar:

Ingerir 5 gramas do suplemento antes de dormir (1 medida que vem no pote).

Spirulina

A Spirulina é uma alga azul esverdeada rica em proteína, aminoácidos, vitaminas (B12) e Ômega 3 – nutrientes importantes para prevenção de doenças e para perda de peso.

Como tomar:

A recomendação diária de cápsulas diárias todos os dias pela manhã em jejum.

Chlorella

A Chlorella também é uma alga, porém é uma fonte rica em clorofila, importante para desintoxicar o corpo.

Como tomar:

A recomendação diária de cápsulas diárias todos os dias pela manhã em jejum.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios