Trocas Saudáveis Na Alimentação

Ao trocar alguns ingredientes de sua alimentação, sua vida pode ganhar muito mais saúde.

Artigo publicado por Camila Flor nas categorias: Nutrição

Se você pensa em perder peso, ter uma vida mais saudável, ficar com a pele mais bonita e, de quebra, ganhar mais inteligência e memória, é bom começar a investir na sua alimentação. Nada de dietas restritivas, em que é possível comer apenas um tipo de alimento. Pelo contrário, você poderá comer de tudo, contanto que faça as substituições adequadas. Muitas pessoas torcem o nariz ao pensarem em comer arroz integral, saladas, frutas e queijo branco, não é mesmo? Entretanto, se você souber prepará-los, podem ser até mais apetitosos que aquele prato com bacon, arroz branco e batata frita. Duvida? Então, veja quais são as trocas saudáveis na alimentação.

trocas-saudaveis-na-alimentacao

Sal X Sal do Himalaia

Enquanto o sal de mesa ao qual estamos acostumados quase não contém minerais, o do Himalaia possui aproximadamente 80 deles. Com essa troca esperta, você ajuda o seu organismo a funcionar melhor e ainda deixa a sua comida bem mais apetitosa. E se preferir uma comidinha bem temperada, invista nas ervas e outras especiarias como o açafrão e a pimenta que, além de deixarem qualquer prato mais saboroso, darão um up na sua saúde.

Açúcar Refinado X Açúcar Demerara, Açúcar de Coco, Mel e Açúcar Mascavo

Com tantas opções saudáveis e deliciosas do mercado, por que você ainda se apega ao velho e pobre açúcar refinado? Além de engordar, ele traz problemas de saúde, como o diabetes. Portanto, substitua-o pelo açúcar demerara, pelo açúcar mascavo, pelo açúcar de coco ou pelo mel. Quanto aos adoçantes, eles são bons apenas se você pretende emagrecer, mas se o intuito for ganhar saúde, prefira os mais naturais, como o de Stévia.

trocas-saudaveis-na-alimentacao1

Leite Integral X Leite Desnatado

Certamente o leite integral é mais gostoso, mas possui muitas gorduras e açúcares em sua composição, o que prejudica qualquer dieta. Em seu lugar, prefira o leite desnatado, que pode se tornar mais saboroso quando batido com frutas, aveia e um pouco de mel. Entretanto, se você sofre de intolerância à lactose, ou se prefere uma vida ainda mais saudável, pode preparar em casa mesmo um leite de amêndoas, de arroz ou de coco, cujas receitas são super fáceis e práticas.

Arroz Branco X Arroz Integral

A diferença entre o arroz branco e o integral se encontra somente em uma fina camada de fibra. Contudo, para o nosso organismo, essa diferença importa, e muito. Enquanto o branco contém apenas carboidratos simples que se transformam em açúcar, o integral, rico em fibras, traz vários benefícios à nossa saúde, como o controle do diabetes e a redução da gordura que se localiza no abdômen. Além disso, faz bem ao coração e previne alguns tumores, como o de mama.

Chocolate Em Pó X Cacau Em Pó

Não é por estar de dieta ou por aderir a uma alimentação saudável que você terá que se ver livre dos prazeres que somente o chocolate nos dá, não é mesmo? No entanto, faça uma troca inteligente ao trocar o chocolate em pó pelo cacau em pó que, além de não conter açúcar, ainda traz todos os benefícios do cacau, fruta rica em antioxidantes.

Camila Flor

Autora

Camila Flor cozinha com a sua avó no sítio desde os 5 anos e hoje participa no desenvolvimento de hortas urbanas orgânicas e na popularização da culinária funcional.



Comente!




*Campos obrigatórios